‘Temos que saber porque nosso rio está transbordando mesmo sem descer água de outros locais’

por Assessoria de Comunicação publicado 14/02/2021 18h59, última modificação 14/02/2021 18h59
Vereador defendeu que comércio e famílias precisam ter mais tranquilidade quando chove.

No momento dos oradores o vereador Xandinho afirmou que Manhumirim está rapidamente alagando as ruas da cidade, mas não pelo motivo que sempre aconteceu em anos anteriores, quando vinha muita água de Alto Jequitibá, Jacutinga, Luanda, Vargem Grande.

Ele chamou atenção para o fato de o rio transbordar tanto do jeito que vem acontecendo.  “Não sei se repararam, mas o Córrego do Lessa, perto do IBC está ficando muito cheio, o Córrego do Ouro também, perto da Prefeitura, o Córrego Pirapetinga está ficando cheio no entroncamento próximo ao Fórum. Não choveu muito para o rio transbordar na cabeceira como aconteceu, por isto esta situação tem que ser olhada com muita atenção”, alertou.

Órgão ambientais podem ajudar

O vereador sugeriu que a Emater, IEF e a Secretaria de Meio Ambiente auxiliem neste estudo e disse que nossa zona rural está com falta de matas para segurar água, o que pode estar colaborando para ela chegar com velocidade tão grande.  

“A parte baixa do Vila Rica, a quantidade de água que desceu do Lessa, Tavares, não vejo há muito tempo, não estava assim nem no ano passado quando aconteceu a enchente. Algo de errado está acontecendo. A chuva termina, mas a água fica. Precisamos trabalhar isto porque em longo prazo vamos enfrentar transtorno e não existe varinha mágica para resolver”, disse ele.

Trecho do rio entre Fórum e Rua Luiz Quintino não tem como dragar

O vereador Xandinho também explicou que do Fórum até a ponte da Rua Luiz Quintino, as pessoas construíram dentro do rio e agora não tem como passar a draga. “Hoje vemos muro protegendo o barrando das casas, mas ficou inviável trabalhar ali. Dos dois lados é alto, para onde tirar o material? Os funcionários vão carregar nas mãos? Este ano ainda tem água na Parada Portugal, é só ir lá ver. Com pouca chuva, muito acúmulo”, concluiu.

 Apesar disto, o vereador disse que acredita em uma Manhumirim melhor, mas é preciso ter planejamento para sanar os problemas.