“É preciso ampliar a rede de esgoto entre os Bairros Campestre e Vila Rica”

por Assessoria de Comunicação publicado 15/03/2023 11h55, última modificação 20/03/2023 11h56
Requerimento da vereadora Juliana Ananias cobrou esta obra pelo saneamento básico no local.
“É preciso ampliar a rede de esgoto entre os Bairros Campestre e Vila Rica”

Vereadora Juliana Ananias: saneamento básico eficiente para Bairros Campestre e Vila Rica.

O Requerimento nº 26 de autoria da vereadora Juliana Ananias pede informações se há alguma verba disponível para ampliar a rede de esgoto entre o Bairro Campestre e o Bairro Vila Rica, se há possibilidade ou o planejamento para esta ampliação da coleta e quais medidas já foram ou serão tomadas para diminuir a falta do saneamento básico entre estes bairros, cuidando da coleta de esgoto que percorre a margem do Córrego que passa entre eles. 

A vereadora explicou que este requerimento não é só fiscalizador, mas um pedido antigo dos moradores desses bairros. Ao lado destes bairros, entre eles, passa um pequeno córrego que nasce na matinha da Vila Rica e com o crescimento dos bairros, a rede de esgoto cresceu muito e quando acontece dos canos de esgoto não aguentarem, ele escorre diretamente para o córrego, gerando problema de saneamento básico. 

“Nenhum cidadão precisa ou deve morar em local com esgoto a céu aberto, almoçando, jantando, dormindo com mau cheiro e os moradores clamam por esta mudança na rede de esgoto. Não é encanar o Córrego, que é necessário ao meio ambiente, mas o que os moradores pedem é o encanamento desse esgoto, um estudo de como deveria ser feito evitar que ele estoure e polua o meio ambiente”, defendeu a vereadora. 

Ela disse, ainda, que saneamento básico é uma política pública que tem de ser desenvolvida, porque é essencial para a saúde e vida das comunidades, especialmente das crianças, porque quando não tem, proliferam vetores que causam diversas doenças nas pessoas.

“O esgoto no Brasil ainda é muito pouco em relação a toda a população e a gente precisa, porque o esgoto lançado no meio ambiente, ou na água, causa um grande impacto ambiental. Nossa preocupação primeiro é com a saúde dos moradores dos bairros Campestre e Vila Rica e com os danos causados frequentemente àquele córrego que passa entre eles. O Bairro Campestre é escondido e o que não é visto aos olhos não toca nosso coração, mas eles precisam de um olhar por eles”, concluiu a vereadora.