“População precisa levar a sério, ficar em casa, evitar aglomerações”
Pessoas se aglomeram em filas
O vereador Xandinho disse que está preocupado com o Coronavirus se espalhar em Manhumirim. “Está muito séria esta situação. Que o povo não pense que isto é brincadeira, porque não é. Hoje (19/03) eu fiquei assustado com as filas no Banco do Brasil e na Caixa Econômica e vi gente esclarecida lá e as pessoas não estavam distantes umas das outras”, disse o vereador.
Ele prevê que na segunda-feira a fila dobre, porque serão feitos pagamentos de aposentados e que medidas têm de ser tomadas para evitar estas aglomerações. O vereador citou, também, a dificuldade para pagar as contas de água do SAAE e lembrou que já estão tentando resolver, mas ainda está difícil e sugeriu um acordo com o Correio.
É preciso evitar sair de casa para ajudar a conter o contágio
O vereador Mário Junior alertou que todos devem colaborar com os cuidados. “Nós brasileiros não temos cultura suficiente com este tipo de situação, nunca enfrentamos situação tão grave e não temos que achar que não vai acontecer conosco”.
Ele afirmou que tem visto comportamento errado na população, as pessoas conversando de perto, filas nos locais sem cuidados e pediu que as pessoas evitem sair de casa ao máximo, porque depois que começar a espalhar não tem mais volta.
Hospital da cidade não terá leitos suficientes se virus se espalhar
“Procurei saber e no Hospital Padre Júlio Maria tem 20 leitos de UTI e temos que pensar que estamos em uma cidade de quase 23 mil habitantes”. Ele contou que o Estado queria colocar o hospital de Manhumirim como referência, e elogiou o hospital por estar equipado, mas se isto acontecesse receberíamos pacientes com Coronavirus de todo o Estado.
Decreto municipal mais amplo
Mário defendeu um Decreto Municipal mais rígido, mais completo: “Por exemplo, funcionamento do comércio, rodoviária, serviços públicos, funerária, nosso Decreto não contempla isto, mas ele pode ser melhorado.
E pediu à população: “Por favor, depende de todas as pessoas, não só do poder público”, e contou que vai saber se tem material preventivo no Município, como luvas, máscaras, já que o pessoal da área da Saúde é muito exposto”.
Odontologia do SUS
O vereador Jésus Aguiar alertou que em Muriaé o atendimento do Sistema de Saúde do SUS foi fechado a pedido do Conselho Regional de Odontologia. “Nós dentistas somos muito expostos, porque ficamos muito perto da boca das pessoas e não sei se a máscara é suficiente para isolar o contato com o vírus. Acho que a Prefeitura deve restringir os atendimentos somente para urgências, até também pelas funcionárias. Mandei um áudio para o prefeito”, disse.
Setores unidos pela prevenção e combate
O presidente da Câmara Anderson Dedé disse que é muito importante a prevenção e comentou sobre a reunião que participou no hospital: “Neste momento é preciso tomar providências e estive com o prefeito, a direção do hospital para falarmos a mesma língua em relação às medidas que virão. Aqui na Câmara a Portaria vai determinar o que fazer”.