A pedido da Câmara de Manhumirim câmeras podem ser instaladas na cidade

por Assessoria de Comunicação publicado 12/12/2017 22h20, última modificação 12/12/2017 22h38
Deputado Federal Mário Heringer: “Vou disponibilizar a verba para as câmeras de videomonitoramento”
A pedido da Câmara de Manhumirim câmeras podem ser instaladas na cidade

Vereadores, policiais militares e representantes de associações conversaram com o Deputado Federal Mário Heringer.

Os vereadores de Manhumirim se reuniram na Câmara na noite de sexta-feira ( 9 /12) com o Deputado Federal Mário Heringer e o Tenente Garcia da Polícia Militar para entregar ao deputado o projeto elaborado pela PM de câmeras de videomonitoramento para as ruas de Manhumirim. O pedido de recurso foi feito pelos vereadores ao deputado quando foram a Brasília no Fórum Nacional de Vereadores no dia 30 de outubro. Ele afirmou que fez emenda parlamentar e tem a verba para custear a execução do projeto colaborando com a segurança pública municipal.  “As pessoas não entendem porque político viaja muito, mas tem que ir mesmo a Belo Horizonte, a Brasília, para aprender, trabalhar, pedir, brigar e foi no momento certo. Tivemos a oportunidade de fazer a emenda e estou disponibilizando em nome de todos os vereadores, sem exceção. Temos que melhorar a segurança para os munícipes. Podem contar 100%. Esta emenda está garantida.”  A Polícia Militar já procurou a Câmara outras vezes desde a legislatura anterior e também tentou conseguir o recurso por conta própria, mas não foi possível. Agora este projeto está mais perto de ser realizado através desta solicitação levada ao deputado pelos vereadores.

Da Câmara foram à reunião o presidente Sérgio Borel, o vice-presidente João Batista Vieira, a secretária Elaine Freire, os vereadores Xandinho, Anderson Dedé, Jésus Aguiar, Roberto Bob e Mário Junior. Da Polícia Militar também estavam o Cabo Hélio Baia Gonçalves e o Cabo Geovani Junior de Oliveira. Participaram da reunião Pedro Oscar Benfica (Presidente da ACIAMA), Ronan Francisco Araújo (Farmácia de Minas), Júlio Furtado (Presidente da Associação dos Produtores Rurais). Acompanhando o deputado, Fábio Machado Vaz, João Kamil, Jair Junior e Márcio Gerard. Régis Eduardo Cunha foi como cidadão.

Como está o planejamento

A PM fez todo o orçamento para instalação de cerca de 24 câmeras não só no centro, mas também em alguns bairros e nas saídas da cidade. Tenente Garcia defendeu que estas câmeras serão de grande importância para auxiliar o trabalho da polícia: “As câmeras não impedem totalmente o crime, mas ajuda muito a coibir e principalmente reconhecer os responsáveis e recuperar bens.”  Ele citou que a Loja Planet Sport foi arrombada no calçadão e rapidamente foram levados mais de 20 mil reais em mercadorias.  Os autores foram presos, mas somente parte dos materiais foi recuperada. O Deputado Mário Heringer falou sobre a violência que também chegou ao interior: “Estou em casa, estou em Manhumirim. Foi um prazer recebê-los em Brasília. O que está acontecendo no Brasil é um novo cangaço. Estamos vivendo um momento em que as cidades pequenas precisam ser atendidas de maneira adequada para coibir o que está acontecendo. Muitos policiais estão sendo mortos. É preciso lutar para aumentar o contingente da polícia e armar melhor os policiais. Precisamos pensar urgentemente em uma segurança pública mais efetiva e o videomonitoramento ajuda muito nisto, porque tem a função de inibir os pequenos crimes e facilitar a investigação da PM.”  Os vereadores agradeceram, como o vereador Xandinho: “Obrigado pela acolhida em Brasília e agradeço em nome do povo de Manhumirim pela emenda, porque a gente sabe o quanto está difícil conseguir recursos atualmente, ainda mais para uma cidade pequena. Você está sendo bairrista, que bom. “ O vereador Mário Junior lembrou que a cidade possui outras carências: “Convidamos representantes de associações para virem aqui hoje pois é o momento de muitas demandas. Sabemos que você se colocou à disposição do Município e quem sabe vai poder nos ajudar em outras situações também.”

Deputado ouviu pedido de ajuda de associações

Representantes de associações participaram da reunião e ao final explicaram que estão passando por dificuldades financeiras. Alberto Lopes de Carvalho falou em nome da Associação Monte das Oliveiras Creche Acemo-Reviver, que atende 74 crianças carentes no Bairro Nossa Senhora da Penha. Representando a APAE, Mauro Vidal e Jorge Luis da Silva. A AMAR foi representada por Sérvulo Barbosa.  O deputado disse saber dos problemas das associações de Manhumirim e prometeu ajudar não só como político, mas como cidadão. Alberto contou que a renda da creche vem de ajudas e do convênio com o Município que está com o pagamento atrasado. “A gente cuida de crianças carentes e já teve dia de não ter leite para elas. Até já fiz cesta básica para funcionário, porque ficou sem receber.” O presidente da Câmara Sérgio Borel disse que tem solicitado à Prefeitura verificar a situação do repasse. Jorge da APAE disse que Mário Heringer sempre ajuda, mas o problema das associações é sempre financeiro. “Temos pagamentos de funcionários e encargos, se não pagamos os encargos ficamos impedidos de receber recursos, e se pagamos não conseguimos pagar os funcionários. Dependemos da parceira com o poder público. Temos que saber que dia vamos receber e ter regularidade no pagamento.”

videomonitoramento 14

videomonitoramento 1  videomonitoramento 2

videomonitoramento 3

  videomonitoramento 4  videomonitoramento 5

videomonitoramento 6

videomonitoramento 7

videomonitoramento 8 videomonitoramento 9

videomonitoramento 10

videomonitoramento 11 videomonitoramento 12

videomonitoramento 13 videomonitoramento 15