Abastecimento de água foi assunto na tribuna da Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 18/03/2019 18h16, última modificação 18/03/2019 18h16
“Situação do SAAE está preocupando”, disse vereador Xandinho
Abastecimento de água foi assunto na tribuna da Câmara

Vereador Xandinho falou na tribuna sobre o SAAE na presença do diretor-presidente Carlos Alberto Gonçalves. Ele foi aprovado pelos vereadores que oficializaram seu nome no cargo.

O vereador Xandinho foi à tribuna popular e falou sobre a situação do SAAE que ele tomou conhecimento após reunião com o diretor-presidente Carlos Alberto Gonçalves e o diretor de operações Filipe Segall. Segundo eles a autarquia fecha o mês com déficit de 40 mil reais e teve que dividir os salários, pagando primeiro os servidores da obra e a deixando a administração para receber na semana seguinte. Ficou demonstrado que o gasto está muito grande.

Há despesa com convênios que a lei federal exige, conta de luz de mais de 40 mil, a folha de funcionários é grande, há a manutenção do sistema e nem se pode falar em investimentos para modernizar o abastecimento. “Estou preocupado se o nosso sistema de água vai continuar se a situação persistir.

A Prefeitura não repassa 5% de ICMS para a autarquia e não está pagando a água fornecida para as escolas municipais, PSFs, pracinhas, rodoviária somando quase 20 mil reais ao mês que não estão sendo pagos. E isto me preocupa, porque o valor arrecadado não está dando e falta parceria da Prefeitura. Teremos que fazer algum reajuste na tarifa, mesmo pequeno, porque é melhor pagar um pouco mais do que fechar o SAAE que é do Município, fazer ele ficar independente, autossuficiente”, disse o vereador.

Ele lembrou que as cidades onde o serviço foi terceirizado para empresas de fora o preço da tarifa é muito maior e concluiu: “Temos que cobrar, os 11 vereadores, que a Prefeitura tire a corda do pescoço do diretor do SAAE fazendo os repasses e as aulas recomeçaram e a água vai ser mais utilizada”, defendeu Xandinho.