Animais soltos pelas estradas novamente foram tema na Câmara
Mais uma vez cavalos soltos em estradas no entorno da cidade causaram transtorno e perigo. O problema é antigo e não é de fácil solução, porque estes animais têm dono, é preciso ter local permanente para ter onde levar os animais, estrutura para capturar e cuidar deles e isto requer recurso financeiro, além de outras medidas.
Na última reunião da Câmara o vereador Xandinho tratou do assunto e disse que conversou com José Carlos Lovantino, vereador de Alto Caparaó que tem se dedicado a esta causa e ele vai dar um contato para tentar orientar sobre como sanar este problema.
O vereador Xandinho disse que é preciso ter lei que autorize a Prefeitura a alugar um pasto para ter onde levar o animal e quando o dono for buscar, pagar multa ou instalar chip nos animais para saber quem são os donos, mas tudo isto tem custo.
Na madrugada do dia seguinte à reunião da Câmara (14/05) a Prefeitura precisou ir com a Defesa Civil retirar 7 cavalos das BRs do entorno de Manhumirim como divulgou em sua página. Os animais soltos causam acidentes graves, podendo tirar a vida de pessoas e dos próprios animais, além dos prejuízos avariando os veículos. Para recolher os animais a Prefeitura contou com ajuda da Polícia Militar.
O presidente da Câmara Anderson Dedé disse que também conversou com a Prefeitura para falar sobre estes cavalos soltos, mas não é fácil resolver, porque tem que ter como levar, para onde.
O vereador Mário Junior disse que já está sendo elaborado na Câmara um projeto de lei por ele e o vereador Jésus Aguiar para tratar do assunto que deve ser incluído para leitura em próxima reunião.