Apesar da disseminação do vírus há pessoas que não tomam cuidados
O último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Manhumirim sobre o número de contaminados pelo coronavírus, no início da noite desta quinta-feira (28/01), mostra que atualmente há 64 casos notificados, sendo 26 ativos. Do início da pandemia até agora, foram confirmados 1.100 casos no Município, recuperados 1.053. Morreram 20 pessoas e mais duas mortes estão sendo investigadas. Os números têm mostrado contaminações constantes.
Há gente circulando sem máscara e até entrando em comércios
No entanto, andando pelas ruas podemos ver que ainda tem alguns comércios que permitem a entrada de pessoas sem máscara, sem o uso do álcool em gel e sem cumprir o distanciamento necessário, o que mostra também que estes clientes estão circulando pela cidade sem o devido cuidado. Sabemos que a cidade é pequena, a maioria se conhece e há um constrangimento na hora de barrar a pessoa exigindo que ela respeite as normas, agravado pelo fato de ter entre os que se recusam a usar a máscara, aqueles que não aceitam críticas e se irritam.
Mesmo sem sentir nada uma pessoa pode transmitir o vírus
Uma pessoa pode estar contaminada pelo coronavírus e não estar sentindo nada, são os assintomáticos. E se esta pessoa circula sem cuidados vai transmitindo para seus familiares e outras pessoas, que podem ter sintomas graves, precisar de internação e até morrer. E quem ainda não pegou o coronavírus e anda sem máscara pode se contaminar e as consequências são imprevisíveis.
Portanto, você que circula sem usar a máscara, sem usar álcool em gel para entrar nos lugares, criando situação embaraçosa para quem lhe atende nos comércios, expondo você mesmo e os outros, reconsidere.
Só o uso da máscara não resolve tudo. É preciso higienizar as mãos sempre e manter o distanciamento social.