Após estudo da Câmara orçamento municipal teve substitutivo
Na sessão da Câmara desta quinta-feira (12) foi apresentado o Substitutivo n º 1 ao Projeto de Lei nº 22 que traz o orçamento municipal para 2025. O projeto já estava sendo estudado na Câmara, incluindo uma reunião com o setor contábil da Prefeitura que aconteceu no dia 26 de novembro com a presença da maioria dos vereadores, pedida por requerimento do vereador Mário Júnior. Essa reunião auxiliou vereadores na elaboração de propostas feitas de rubricas a serem incluídas prevendo destinação de recursos para ações no Município no próximo ano.
No dia 28 de novembro foi encaminhado um ofício do vereador Xandinho ao Executivo Municipal, com assinaturas de adesão de um grupo de vereadores, com uma lista de sugestões de rubricas a serem incluídas na Lei Orçamentária 2025 – LOA.
As sugestões de medidas que precisam ser tomadas
Foi sugerida a previsão de recursos para o descarte do lixo municipal, investimentos na pasta de esporte e lazer e cultura, recursos para contratar engenharia de trânsito, para a produção de energia limpa, como aquecimento solar para os imóveis da Prefeitura e do SAAE visando economia de luz, recurso para fomento e melhorias de novas fontes de captação de água, para contratação de profissionais destinados a executar serviços de regularização fundiária municipal, previsão de recursos para a realização de programas destinados à qualidade do café em nosso município, incluindo Manhumirim poder ter um estande na Semana Internacional do Café que acontece todo ano em Belo Horizonte e para a realização do programa de habitação popular.
O vereador Mário Junior falou na reunião desta quinta-feira sobre a importância do estudo criterioso da Câmara e do diálogo com o Executivo Municipal em prol do desenvolvimento municipal. “Fiquei feliz com a chegada deste substitutivo, que constam alguns itens que sugerimos, porque são temas importantes, aliás esta é uma lei de grande importância e que vai impactar nas ações da administração pública no próximo ano. Imaginem se não tivéssemos nos reunido, interessado pelo estudo da LOA, estaríamos prejudicando o Município. Que bom que fizemos nossa parte e agora precisamos nos debruçar sobre este texto substitutivo com a mesma atenção”, disse o vereador Mário Júnior.
O presidente Dedé Motoboy anunciou que o texto agora segue para as comissões permanentes da Casa e depois será votado. O prazo é até o final do ano para que 2025 comece com o orçamento aprovado, pronto para ser executado.