Aprovado PL que denomina praça em homenagem ao “Biscoito Carteiro”
Reportagem do Jornal da Câmara de 2003 contou a história de Severino e sua grande admiração pelo cinema. Na foto ele mostra a máquina de projeção que guardou e cartazes de filmes antigos. Clique para ampliar.
Na noite de quinta-feira (13/06) os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº004, de autoria dos vereadores Xandinho, Mário Junior, Sérgio Borel e Anderson Dedé (presidente), que dá nome à praça do Bairro Morada Nova de “Praça Severino Ferreira da Rocha”, conhecido como “Biscoito Carteiro”.
A praça fica na Rua Orquídea e faz homenagem ao Severino que deixou saudades após seu falecimento aos 87 anos, no dia 5 de janeiro de 2017. Ele nasceu em Lajinha, mas chegou em Manhumirim ainda adolescente. Aqui casou com Eraídes e teve três filhos, Eduardo, Maria Alice e Fernando.
Começou a trabalhar nos Correios em 1962, nomeado por Juscelino Kubitschek, senador por Goiás na época, época que ele já tinha concluído o mandato de presidente do Brasil. É que Severino aproveitou a vinda dele a Manhumirim e solicitou trabalho, escolhendo entre as opções, os Correios. Dias depois chegou mesmo a nomeação.
Contam que ele entregava correspondência nos morros de Manhumirim após expediente, contrariando as normas da empresa e correndo o risco de tomar advertência ou punição mais severa. Lotava sua bolsa de cartas, ia de táxi com seus próprios recursos e subia os morros porque ele dizia saber o quanto era importante as correspondências chegarem até os destinatários. Como dizia: “Podia ser uma carta de aposentadoria, ou de um filho aprovado em um concurso”. E assim trabalhou nos Correios durante 40 anos, tendo até um selo com sua fotografia.
Mas o “Biscoito Carteiro” também ficou muito conhecido por ter trabalhado no cinema de Manhumirim onde ele operava o projetor. O filme vinha em rolos e quando um acabava ele precisava acender a luz, colocar o outro rolo para o filme continuar, o que gerou a famosa frase de quem ia ao cinema: “Corta, Biscoito!” Ele é uma personalidade marcante para os manhumirienses e este projeto perpetua seu nome e lhe faz justa homenagem.
Vereadores Xandinho, Mário Junior, Anderson Dedé (presidente) e Sérgio Borel, autores do projeto.
Fotos arquivo da Câmara de Vereadores de Manhumirim.