Associação dos Produtores e Feirantes se reuniu com Legislativo e Executivo
Reunião da Associação dos Produtores e Feirantes em reunião com prefeito, secretários e vereadores. Foto cedida por José Weber Pereira
Na noite desta segunda-feira (21/10) aconteceu a reunião realizada pela Associação dos Produtores e Feirantes de Manhumirim na sede da Câmara para falar sobre a organização da feira, que acontece semanalmente, aos sábados, no centro da cidade no Mercado Central Paulo Augusto Correa.
Os feirantes expuseram para integrantes do Legislativo e Executivo municipais as atuais demandas da associação e o que ainda pode ser feito para aprimorar os trabalhos atendendo melhor os profissionais envolvidos na feira e o público consumidor.
Participaram da reunião o prefeito Carlos Alberto Gonçalves, o presidente da Câmara Anderson Dedé, os vereadores Xandinho, Mário Junior, Sérgio Borel e o secretário de Meio Ambiente Rodrigo Salazar. Também estava presente José Weber Pereira, apoiador da Associação que auxiliou no agendamento da reunião com as autoridades municipais. “É importante valorizar a Associação, promover o diálogo”, disse.
Os feirantes explicaram como pode ser melhorado o espaço da feira, especialmente nas questões sanitárias tanto por parte dos feirantes, quanto por parte do Município. Eles disseram que a venda de outros produtos, por ambulantes, nos dias da feira acaba atrapalhando e que é preciso preservar o espaço, manter a limpeza de forma mais eficiente. Também solicitaram apoio para divulgação da feira junto à população e com isso, melhorar a renda dos feirantes.
A presidente da Associação Jéssica Portugal disse que achou a reunião positiva: “Foi muito proveitosa, todos puderam tirar dúvidas, mesmo porque o prefeito estava presente. Uma das melhores reuniões que a feira já teve, precisávamos, para chegar na reunião da EMATER mais tranquilos e informados. Penso que todos saíram satisfeitos da reunião”.
Ela se referiu ao próximo passo que vai ser uma reunião com a EMATER no dia 30 de outubro, empresa que tem dado consultoria atestando a qualidade da produção, para discutir a parte técnica da organização do espaço da feira. A Associação vai ter um grupo de trabalho para desenvolver um regulamento sobre como proceder no espaço que a Prefeitura criou.
A Câmara aprovou a Lei do Feirante, a Lei 1.539, de dezembro de 2011 que vai fazer parte do estudo e, caso necessário, será adaptada para a situação atual.
Conheça o que diz a lei:
https://www.manhumirim.mg.leg.br/lei-que-disciplina-a-feira-livre-em-manhumirim-1/at_download/file