Atenção às orientações e prazos para estar em dia com o e-Social
Desde a última quarta-feira, 21 de julho, os prefeitos começaram a enviar informações das tabelas na plataforma do novo e-Social, o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas.
É um projeto do Governo Federal que visa unificar o envio dos dados sobre trabalhadores. São várias informações sobre os servidores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.
O objetivo é modernizar o sistema e oferecer mais facilidade para o gestor cumprir as exigências governamentais. Além dos entes públicos, a iniciativa privada também terá que aderir ao e-Social e muitos já estão enviando os dados. E o servidor que estiver com as informações fornecidas e atualizadas, ficará livre de sofrer sanção. O prazo para as prefeituras concluírem o envio total de dados é no segundo semestre de 2022. Parece distante, mas é preciso cumprir as etapas e até que todas as informações sejam prestadas, demanda treinamento e tempo.