Autoridades da região tomam medida para liberar tráfego parcial da ponte entre Manhumirim e Reduto
Ponte entre Manhumirim e Reduto: união permitiu retorno de trânsito para veículos leves até que obra do DER seja feita.
Manhumirim e municípios vizinhos buscaram diálogo com o DER para liberar novamente o trânsito da “Ponte dos Gama”, no KM-12 da MG-111, para veículos leves, já que no momento ela tem estado totalmente interditada. A ponte, entre Manhumirim e Reduto, é de responsabilidade do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagens, DER/MG, mas a obra, que vai permitir que o tráfego volte à normalidade, ainda não tem data certa para acontecer.
Os prefeitos dos municípios da região, entre eles Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Reduto e Martins Soares se reuniram em Manhumirim com o prefeito Carlos Alberto, o presidente da Câmara Anderson Dedé, os vereadores João da Casa Franco e Benísio Enfermeiro, servidores e com autorização do DER foi instalado um dispositivo com recurso próprio para impedir que veículos pesados passem na ponte, liberando novamente o tráfego para veículos leves nesta quinta-feira (9/07). Os municípios conversaram sobre a possibilidade de fazer, também, um desvio perto da ponte para veículos pesados.
A Câmara de Manhumirim tem solicitado a reforma desta ponte ao DER e nesta mobilização dos municípios o presidente Anderson Dedé representou o Legislativo e também fez ofício à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade solicitando o reparo completo para passagem de veículos pesados o mais rápido possível.
Ele argumentou no ofício a importância desta ponte, local de grande movimentação que permite o acesso à BR-262, interliga armazéns de café, serve para escoar a produção, é caminho de várias linhas de ônibus comerciais, escolares e veículos que transportam alunos para as faculdades nos municípios de Reduto, Manhuaçu e Matipó, além do grande fluxo de veículos de pequeno porte.
No início deste mês a vereadora Ana Paula Destro solicitou ao DER em Manhumirim, através de ofício, informações sobre quais providências estão sendo tomadas sobre a situação da ponte. E em maio o vereador Mário Junior também tinha pedido estas informações, dizendo inclusive que o trânsito pesado está sendo feito pela MG 108 e isto está danificando o asfalto que está com muitos buracos e perigoso. O assunto tem sido falado sempre na Câmara durante as sessões ordinárias.
Saiba o que aconteceu até aqui
Segundo informou a 29ª unidade do DER com sede em Manhumirim através de sua coordenação, a ponte precisou ser interditada em decorrência das chuvas fortes no início de 2020, que esmagou a cabeça de um dos seus pilares. Mas a interdição, feita a partir do dia 22 de fevereiro, foi parcial, para veículos pesados, podendo continuar o tráfego para os veículos leves.
Logo após o DER fez sondagens na ponte para subsidiar projeto de reforço que é necessário para restabelecer sua capacidade de carga e a execução deste projeto de reforço está sob a responsabilidade da Diretoria de Projetos de Engenharia Rodoviária do DER/MG. Para tal será preciso fazer licitação para implantar os serviços e após o início dos trabalhos o prazo para conclusão da obra tem previsão para 6 meses. Isto quer dizer que o tráfego para veículos pesados na ponte só será possível para 2021.