Autoridades se reuniram na Prefeitura nesta sexta-feira sobre onda roxa
Autoridades se reuniram na Prefeitura nesta sexta-feira sobre onda roxa
O presidente da Câmara Mário Junior e o vice-presidente Dedé Motoboy participaram de reunião nesta sexta-feira (12/03) na Prefeitura de Manhumirim a convite do prefeito Sérgio Borel e do vice-prefeito Sebastião Tristão para tratar das decisões diante da classificação do Município na onda roxa do Programa do Governo do Estado, Minas Consciente.
Também foram convidados o Promotor de Justiça Rodrigo Brum Vieira, o Comandante da 29ª Cia de Polícia Militar Amilton Dias, o secretário municipal de Saúde Hugo Lopes, setor jurídico, outros secretários e assessores.
Apesar de Manhumirim não estar com grande número de casos, já que tem sido feito um trabalho preventivo e o Município caiu de 84 para 8 casos ativos no momento, mesmo assim pertence à Microrregião de Manhuaçu com os leitos de UTI do Hospital César Leite 100% ocupados.
A prioridade é conter o avanço das contaminações, é claro, mas as medidas mais restritivas determinadas pelo Governo do Estado trazem consequências, como por exemplo, o fechamento do comércio por 15 dias que preocupou os comerciantes e gerou manifestações com pedidos de busca de alternativas menos agressivas para a economia local.
Objetivo foi definir ações e parcerias buscando equilíbrio
A Prefeitura divulgou no início desta noite em sua fanpage que as medidas são impositivas, que este ano não veio verba para custear ações contra a COVID-19 e vai precisar contar com a Polícia Militar para ajudar na fiscalização.
Também foi dito que as medidas restritivas precisam ser cumpridas por cidadãos e empresas. No período entre 20h e 5h ninguém poderá circular sem extrema necessidade e os estabelecimentos só podem operar com sistemas de entregas em domicílios (delivery).
O que se busca é apoiar o comércio local, mas dividindo a responsabilidade com os empresários e os comércios que precisam exigir de funcionários e clientes o cumprimento das medidas de proteção como o uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento.
Acima de tudo, todos têm o dever de fazer sua parte, todos são responsáveis e se o número de casos aumentar as medidas serão ainda mais severas.
A Câmara de Manhumirim tem se posicionado cumprindo as medidas de controle, mas ao mesmo tempo apoia o comércio local que tem enfrentado sérias dificuldades. É um momento grave sem soluções fáceis, mas de se ter coragem de agir pelo bem de todos.