Câmara aprovou PL do Plano Municipal de Turismo

por Assessoria de Comunicação publicado 23/03/2020 16h25, última modificação 23/03/2020 16h28
“Aprovado agora, damos legalidade para voltar aos trilhos e daqui a dois anos podermos receber novamente o ICMS Turístico", disse o vereador Xandinho.
Câmara aprovou PL do Plano Municipal de Turismo

Plenário aprovou o Plano de Turismo para o quadriênio 2020 a 2023.

Na reunião da Câmara de quinta-feira (19/03) foi aprovado em turno único o Projeto de Lei nº 07 de 2020 de autoria do Executivo Municipal que traz o Plano Municipal de Turismo a ser desenvolvido nos próximos quatro anos. O turismo é uma atividade econômica importante que gera renda e muitos empregos.

O texto de apresentação do projeto diz que o objetivo é fomentar o turismo local e regional através da Prefeitura, com a Secretaria de Cultura e Turismo, Circuito Turístico Pico da Bandeira e iniciativa privada.

Manhumirim possui o Conselho Municipal de Turismo, COMTUR para trabalhar junto aos demais órgãos relacionados ao turismo. O vereador Xandinho 19 março 2020Xandinho faz parte do conselho representando a Câmara e disse que o projeto é importante não só para traçar metas de incentivo ao turismo local: “Aprovado agora, damos legalidade para voltar aos trilhos e daqui a dois anos podermos receber novamente o ICMS Turístico, já que o Município deixou de receber por não ter enviado documentos em 2018 e 2019 e foi penalizado”, explicou o vereador.

As áreas citadas como prioritárias no projeto são o Parque Ecológico Municipal Sagui da Serra, o Jubileu do Bom Jesus como turismo religioso, o patrimônio arquitetônico, o Mirante Genésio Bernardino com a maior imagem do Cristo Crucificado do Brasil, a gastronomia e o comércio em geral. Foram listados também, como potencial turístico, a figura ilustre do missionário Padre Júlio Maria de Lombaerde, o Museu Padre Júlio Maria o fato do Município ter fazendas antigas e belas cachoeiras, podendo receber turistas com hotéis e restaurantes, produtos agroindustriais, artesanatos e cafés especiais. Além disto, Manhumirim fica perto da entrada do lado mineiro do Parque Nacional do Caparaó.

Como deficiências apontadas na explicação do projeto estão a falta de dados estatísticos da demanda turística e falta de promoção e divulgação dos destinos às agências de turismo e ao público em geral. O Plano Municipal pretende corrigir estas falhas e também a falta de um posto de informação turística e a falta de investimento na infraestrutura, como nas estradas rurais de acesso a locais turísticos.

Plenário 19 março 2020

 

Presidente Anderson Dedé incluiu o projeto na pauta rapidamente, sendo lido na reunião (12) e votado na última reunião (19), Plano aprovado por todos os vereadores.