Câmara de Manhumirim dá posse a eleitos

por vivi — última modificação 29/03/2017 08h54
Câmara de Manhumirim dá posse a eleitos

Presidente Sérgio Borel, Vice-Presidente João Batista Vieira e Secretária Elaine Freire. Os demais vereadores, Benísio Arbuini, Ana Paula Destro, Anderson Vidal, Frederico Franco, Mário Sidney Nolasco, Roberto Fagundes, Alexandre Nascimento e Jesus Aguiar

No Plenário Oswaldo Frossard, às 18 horas, sede da Câmara de Vereadores de Manhumirim, aconteceu a posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos no dia 2 de outubro e diplomados pela Justiça Eleitoral. A sessão teve três momentos importantes, sendo o primeiro deles a posse dos vereadores. Em momento seguinte houve um pequeno intervalo para que fossem definidas as chapas concorrentes à nova Mesa Diretora da Casa e sua eleição. Por fim aconteceu a posse do prefeito e do vice-prefeito.

A posse dos vereadores

A solenidade de posse começou presidida pelo presidente da Câmara 2015/2016 e reeleito, Roberto Belarmino Fagundes e foi secretariada pelo vereador eleito Alexandre de Jesus Nascimento. Diante de familiares, amigos, convidados, os vereadores para a nova legislatura foram ocupando seus lugares no plenário com manifestações positivas do público. Em ordem alfabética foram chamados Alexandre Nascimento, Ana Paula Destro, Anderson Vidal, Benísio Arbuini, Elaine Aparecida, Frederico Franco, Jesus Aguiar, João Batista Vieira, Mário Sidney Nolasco, Roberto Belarmino e Sérgio Borel. Também compuseram a mesa a prefeita 2013/2016 Darci Braga e o Tenente Garcia, subcomandante da 29ª Companhia de Polícia Militar de Manhumirim.

A eleição da Mesa Diretora

A chapa 1 teve como candidato a presidente o vereador Sérgio Borel, vice-presidente João da Casa Franco e Secretária Elaine Aparecida Teixeira Freire. A chapa 2 lançou como candidato a presidente Alexandre de Jesus Nascimento, vice-presidente Mário Sidney Nolasco Junior e secretária Ana Paula Destro. A chapa 1 foi a vencedora por maioria de votos. Já neste momento da eleição da Mesa, os novos políticos disseram a que vieram. Alexandre Nascimento, por exemplo, explicou: “Sabemos que o vereador Sérgio Borel tem maioria de votos e vai ganhar, mas estamos em um poder democrático e lançamos uma chapa para que os vereadores tivessem uma outra opção e não a abstenção de voto. Temos que dar exemplo do voto à população, pois pregamos isto todos os dias”. Roberto Belarmino passou o cargo ao novo presidente Sérgio Borel e a nova Mesa ocupou seus lugares.

A posse do Executivo Municipal

O terceiro momento da solenidade foi para dar posse ao Prefeito Luciano Machado da Silva e ao Vice-Prefeito Carlos Alberto Gonçalves.O presidente da Câmara Sérgio Borel designou os vereadores Anderson Vidal e Roberto Belarmino Fagundes para que trouxessem ao plenário os eleitos para o Executivo Municipal, que estavam aguardando no segundo andar da Casa. Eles foram recebidos com muitos aplausos do público presente e ocuparam seus lugares de honra ao lado das esposas Kátia e Mônica, respectivamente.

Discursos prometeram nova era política

O Prefeito Luciano Machado agradeceu o apoio da família, o incentivo e carinho do povo de Manhumirim. “Daqui de onde estou sei que me contemplam décadas de história, destas paredes ecoam os nomes daqueles que no passado fizeram a história de nossa cidade, como Alfredo Lima, Cláudio Miranda. Dr. Orbino Werner, Antônio Franco, Jorge Caetano, Erval Mendes, entre outros. Quero resgatar o brilho de nossa cidade que nasceu para ser importante, para ter uma posição central no desenvolvimento da nossa região, uma cidade que foi retratada de diversas formas como através de Padre Júlio Maria, dos livros de Padre Dermerval, das belas mulheres, do saudoso Deputado Federal Genésio Bernardino e do Deputado Federal Mário Heringer.”  Ele também homenageou manhumirienses artistas, escritores, poetas, compositores, artistas plásticos, fotógrafos e cineastas. Disse que a arquitetura na cidade, as belezas naturais, a simpatia de nosso povo, cartivam visitantes. Luciano falou que é preciso resgatar a autoestima: “O manhumiriense tem muitos motivos para se orgulhar de sua cidade.” Ele afirmou que vai trabalhar incansavelmente para cumprir os compromissos e que os problemas não serão resolvidos da noite para o dia, mas durante seu mandato: “A crise financeira do país não pode nos impedir de governar, de ser motivo de paralisia. Vou precisar do apoio de todos, porque ninguém faz nada sozinho. Vamos reconstruir Manhumirim, um pacto que consiga unir partidos, ideologias, classes sociais, setores produtivos e crenças.”  O discurso ficou mais veemente quando ele falou da crise política: “O exemplo tem que vir de nós políticos. A eleição acabou e é hora de descer do palanque. Não vou admitir usar a Prefeitura para política partidária, nem admitir que se negocie o futuro da nossa cidade em troca de vantagens e digo que colocarei o interesse do Município acima de qualquer outro. Quero um governo de inclusão e transparência.  O fisiologismo está proibido na Prefeitura. Esta história nefasta do “toma lá, dá cá” não pode e não vai ser assim no novo governo.” Luciano disse que escolheu para o secretariado, em sua visão, os mais comprometidos com o trabalho e que cobrará resultados. Ele contou que todos assinaram uma carta de princípios que deverão seguir à risca, com ética e que não vai tolerar corrupção. Para concluir ele citou que é preciso planejar a cidade, protegê-la e projetá-la para o futuro, construir um relacionamento de harmonia, trabalho e respeito com os vereadores pelo bem de Manhumirim.

 

O Vice- Prefeito Carlos Alberto agradeceu pela confiança a ele depositada: “Tenho consciência da responsabilidade, mas juntos podemos mais, vereadores, servidores, Prefeito Luciano, tenho orgulho de fazer parte deste trabalho. São muitas as demandas e prometo cumprir esta missão. Agradeço a toda minha família que está aqui, colegas de partidos, amigos e instituições.”

 

Vereador Benísio Arbuini: “Meu voto foi diferenciado, pois votei na chapa 1 e fiz isto porque estou depositando minha confiança no trabalho do Sérgio, nesta equipe que ai está e peço que a nova gestão mande os projetos para a Câmara com antecedência, respeitando os prazos para o Legislativo.”

Vereador Frederico Franco: “Agradeço a todos que estão nos apoiando e queremos sonhar por uma Manhumirim melhor. Que o povo cobre da gente para que possamos encaminhar as reivindicações ao prefeito.”

Vereador Alexandre Nascimento: “O desafio é grande, pois a política e os políticos estão desacreditados. Nosso desafio foi aprovado até hoje e amanhã começa uma nova história. A política tem que voltar a ser acreditada e o político também. As pessoas precisam acreditar no potencial da mudança. Lançamos nossa chapa para valorizar a vitória do Sérgio, porque se alguns de nós nos abstivéssemos do voto, iríamos contra a tudo que falamos ao povo que é não deixar de votar. É um desafio mudar esta história e quero fazer parte dele. A política tem que recuperar seu respeito, parar de tanto partidarismo, quero ver isto acontecer.”

Vereadora/Secretária Elaine Freire: “Agradeço a Deus por esta oportunidade, minha família, meus amigos, eleitores, por este voto de confiança e peço sabedoria, humildade, fé e paz para esta nova caminhada.”

Vereador/vice-presidente João Batista Vieira: “O prefeito e o vice podem saber que terão apoio desta Mesa Diretora e também, tenho certeza, de todos os vereadores. Tudo que for bom para a cidade, vamos aprovar. Fomos eleitos para melhorar a cidade e vou dedicar meu tempo para atender aos anseios da população. Sei das dificuldades, mas gerenciando bem podemos fazer um bom trabalho. ”

Vereador Mário Sidney Nolasco: “Desejo a todos um bom ano-novo e agradeço minha família e todos que estiveram comigo. Todo mundo fala de moralidade e quer cobrar do outro, mas a mudança começa conosco em nossas ações diárias. Se pedirmos o contrário ao Poder Executivo e a esta Casa, estaremos perpetuando esta prática que vem sendo cometida e extremamente abusiva nas cidades, estados e país. A mudança depende de cada um de nós e que a gente faça desta casa independente. Trabalho respeitoso com o Executivo é cobrar, fiscalizar, para ajudar no que for melhor para a cidade.”

Vereador Anderson Vidal: “Agradeço a todos, a minha família, desejo um feliz 2017 e digo que prometo contribuir para um bom trabalho visando, acima de tudo, o bem da população.”

Vereador/Presidente Sérgio Borel: “Não posso deixar de agradecer a Deus, pois toda autoridade é constituída por ele. Agradeço a minha esposa, filhos, toda a minha família, aos meus pais que me ensinaram a ter princípios. Vou representar não só aqueles que votaram em mim, mas a todos os munícipes. Digo a todos vocês, vereadores, que fiz um compromisso de representá-los aqui na casa, vou ouvir sugestões e penso que o Legislativo é independente, mas precisa trabalhar em harmonia com o Executivo para que as melhorias aconteçam. Agradeço a ex-prefeita Darci Braga, pois se estou aqui devo a ela, que me convidou e me deu apoio e isto marcou minha vida. Aprendi muito com todos os colegas do último mandato, cumprimento os servidores desta casa e da prefeitura, desde o gari ao mais alto cargo. Obrigado aos novos eleitos, ao Alexandre que sempre foi sincero em nossas conversas e tenho aprendido muito. Obrigado a todos e digo ao prefeito que pode contar conosco, e que os poderes se respeitem.”

 

Encerrando a solenidade, o presidente Sérgio Borel designou uma comissão para atuar durante o recesso de janeiro, formada pelos vereadores Alexandre Nascimento, Roberto Bob, Ana Paula e suplente, Benísio Arbuini. Ele convocou para a primeira reunião ordinária após o recesso, no dia 2 de fevereiro de 2017.

 

Texto Viviana Almeida

Jornalista

Assessora da Comunicação

posse 1





















Esta bela foto é de Marcelo Rezende, Fotos e Vídeos. No alto a nova Mesa Diretora da Câmara, Presidente Sérgio Borel (centro), Vice-Presidente João Batista Vieira e Secretária Elaine Freire. Os demais vereadores, Benísio Arbuini, Ana Paula Destro, Anderson Vidal, Frederico Franco, Mário Sidney Nolasco, Roberto Fagundes, Alexandre Nascimento e Jesus Aguiar.

posse público 1

















termo de posse 1




TERMO DE POSSE DO PREFEITO E VICE-PREFEITO 2017 A 2020.












posse 2 pag 1





TERMO DE POSSE DOS VEREADORES PÁGINA 1 DE 2.











posse 2 pag 2







TERMO DE POSSE DOS VEREADORES PÁGINA 2 DE 2.









posse mesa 2017





TERMO DE POSSE DA MESA DIRETORA DA CÂMARA BIÊNIO 2017 A 208.