Câmara de Manhumirim está arquivando documentos físicos em formato digital

por Assessoria de Comunicação publicado 17/01/2025 10h44, última modificação 17/01/2025 10h44
O presidente da Câmara Xandinho destacou que o objetivo é modernizar o sistema de arquivos para o trabalho legislativo e disponibilizar o acervo com mais facilidade.
Câmara de Manhumirim está arquivando documentos físicos em formato digital

Arquivos antigos guardados em caixas, sendo digitalizados para o acervo online.

A Câmara de Manhumirim está começando 2025 modernizando o acervo de processos e documentos legislativos. Para isto estão sendo transformados os arquivos físicos, ainda em papel, para arquivos digitais.

O presidente da Câmara Xandinho falou sobre a importância deste trabalho que ele está implementando: “Temos um acervo grande, muito papel ainda e temos que modernizar a forma de guardar, facilitando o acesso às informações do Legislativo, especialmente para pesquisa dos funcionários durante o trabalho”.

O serviço de arquivologia está começando e vai deixar organizados os documentos que precisam ser guardados também em papel, com referências e numerações das caixas.

O trabalho está sendo desenvolvido por empresa especializada e os documentos são de departamentos variados da Câmara englobando Recursos Humanos, Processos Licitatórios, Contabilidade, Controle Interno, Empenhos, Leis e Processos Legislativos.

O gerenciamento das informações garante que a pesquisa seja rápida, reduzindo volume de dados redundantes, mantendo os registros organizados. Outro ponto importante é que o extravio ou perda de documentos fica reduzido, já que o papel pode se deteriorar com o tempo.