Câmara de Manhumirim está participando da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

por Assessoria de Comunicação publicado 28/03/2023 14h11, última modificação 28/03/2023 14h11
Evento debate problemas e soluções para as causas dos municípios.
Câmara de Manhumirim está participando da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Presidente da Câmara Dedé Motoboy, o vereador Dr. Rodrigo Soares, o vice-presidente Lequinho da Van e o prefeito Sérgio Borel na Marcha pelos Municípios em Brasília.

Vereadores de Manhumirim estão participando da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios que começou no dia 27 e termina dia 30 de março, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Foram ao evento, que é organizado pela Confederação Nacional dos Municípios, o presidente da Câmara Dedé Motoboy, o vice-presidente Lequinho da Van, os vereadores Benísio Enfermeiro, Darci Braga, Sargento Edgar, Juliana Ananias e Dr. Rodrigo Soares. O prefeito Sérgio Borel também está participando.

Os temas tratados

A Marcha se propõe a debater as questões que preocupam os municípios, estreitando os laços dos prefeitos e vereadores com o Estado e a União.

Como não podia deixar de ser, o tema do pacto federativo está na pauta da Marcha, já que os municípios têm lutado, ao longo dos anos, para que a distribuição de recursos entre a União, Estados e Municípios seja mais justa e possibilite aos municípios investir em seu desenvolvimento. Um problema é que as prefeituras e câmaras municipais enfrentam aumentos de encargos para seus municípios, sem ter a contrapartida financeira e os recursos ficam escassos.  Os municípios são entes da federação e podem e devem lutar por seus direitos.

Um assunto na pauta, segundo divulgação do evento, é a Reforma Tributária, incluindo a redistribuição do ISS dos serviços do sistema financeiro, da origem para o destino.

Entre as reivindicações, verba para manter frota de ônibus escolar, o pagamento dos pisos salariais, debatendo sistema de reajuste para os professores, enfermeiros, buscando recursos. As necessidades represadas da saúde durante a pandemia da Covid-19 precisam de cobertura de recursos. Também foi citada a insalubridade para agentes comunitários, falta de médicos, obras paradas, enfim, problemas variados enfrentados pelos gestores municipais. O marco do saneamento básico também não ficou fora da pauta e os desafios são muitos, como o descarte do lixo, os lixões, defesa civil, estradas rurais, mobilidade urbana, previdência, teto de gastos, entre outros.

O presidente da Câmara Dedé Motoboy disse que é importante a participação dos Municípios, especialmente dos vereadores: “Viemos aqui porque sem buscar informações fora do Município fica difícil acompanhar as mudanças e saber como buscar recursos e modernizar o trabalho à frente da administração pública e os vereadores têm um papel importante, porque é na Câmara que as leis são votadas para tornar possível muitas ações em prol dos munícipes”.

Marcha Brasília 1

Vereadores Sargento Edgar, Juliana Ananias, Darci Braga e o presidente Dedé Motoboy.

Marcha Brasília 2

Presidente Dedé Motoboy, vice-presidente Lequinho da Van e vereador Benísio Enfermeiro.

Marcha Brasília 3