Câmara de Manhumirim participa da campanha Outubro Rosa
Durante a reunião da Câmara os vereadores estão usando na lapela uma fita e uma rosa na cor rosa para alertar sobre o mês em curso, o Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e também de colo de útero. A campanha fala às mulheres para fazerem seus exames todos os anos, porque se descoberto no início a chance de cura é de quase 100%.
O presidente da Casa Mário Junior tem falado sobre a importância de o Legislativo ajudar nas campanhas em defesa da vida, como aconteceu em relação ao Agosto Lilás contra a violência à Mulher, o Setembro Amarelo contra o suicídio e agora o Outubro Rosa. “Temos que falar dos problemas que a sociedade enfrenta, não podemos fazer de conta que não estão acontecendo”, disse o presidente.
Na última reunião da Câmara a vereadora Darci Braga falou sobre o Outubro Rosa: “O câncer é uma doença muito silenciosa, não deixem de fazer os exames, mamografia, preventivo, porque a medicina avançou muito e tem tratamento. Se descobrir no início tem como tratar, mas depois que espalha é difícil, pode matar”, disse a vereadora.
O vereador Sandro Ribeiro falou a todas as mulheres: “Não deixe para depois, a hora é agora. Seja responsável consigo mesma. Eu vivi esta situação com minha mãe e que Deus abençoe a todas e se descobrirem estar com câncer, tenha coragem de lutar, não medo”.
O presidente Mário Junior disse que pediu e na próxima reunião da Câmara (14) a servidora Thábata Braga vai falar sobre esta campanha, indicada pelo secretário de Saúde Hugo Lopes.