Câmara entrega à família de José Costa uma homenagem póstuma

por Assessoria de Comunicação publicado 20/12/2019 18h25, última modificação 20/12/2019 18h30
Moção em reconhecimento á história do imigrante português que viveu em Manhumirim deixando um legado importante.
Câmara entrega à família de José Costa uma homenagem póstuma

Familiares descendentes do Senhor José Costa foram à Câmara receber a homenagem póstuma.

Na reunião da Câmara desta quinta-feira (19/12) os vereadores João da Casa Franco e Jésus Aguiar entregaram moção de aplauso e congratulação póstuma aos familiares do saudoso Senhor José Costa, imigrante português (1905/1974) que morou em Manhumirim e aqui faleceu aos 68 anos.

José Costa era casado com Dona Amélia Teixeira Costa, com quem teve 9 filhos legítimos e dois que criaram como se fossem seus filhos, somando 11 filhos, 21 netos e 32 bisnetos. Fundou a conhecida Casa Costa em Ipanema, e depois a trouxe para Manhumirim. Também fundou a fábrica de lenços Caçula e o produto tinha uma qualidade tão boa que chegou a vender grande quantidade diretamente para firmas concorrentes, como a famosa na época, Paramont. Era um homem respeitado e de princípios cristãos, como está em seu histórico de vida.

Estavam presentes no momento da homenagem alguns dos familiares, entre filhos, netos e bisnetos, como a filha Tereza Costa que durante muitos anos administrou a Casa Costa dando continuidade ao legado do pai.

O vereador João da Casa Franco disse que ele e o vereador Jésus Aguiar apresentaram a moção aprovada por todos os demais vereadores por ser merecedora: “A família Costa marcou a história do Município e esta Casa está dando seu reconhecimento”.

Falou na tribuna em nome da família o neto mais velho, nascido em Manhumirim, Diógenes Costa Marrara: “Fui escolhido pelos meus tios para falar e agradeço em nome de toda a família. Esta homenagem invade o sentimento da família Costa. Gratidão aos parlamentares que homenagearam meu saudoso e querido avô”. 

Diógenes destacou que mais do que uma homenagem, é um tributo a homens e mulheres que buscaram tornar o mundo melhor, sendo importante a valorização do ser humano através do respeito e admiração.

“Meu avô sempre foi um semeador, plantou sementes de honradez, hombridade e solidariedade. Foi modelo de vida cristã, comprometida com o bem e a verdade”, disse.

E concluiu que a Câmara desta forma demonstra sensibilidade reconhecendo os valores que na cidade viveram, a ela se dedicaram e deram bons frutos. 

Após a entrega da moção a reunião seguiu e foram lidos e aprovados projetos de lei importantes para o Município, apresentados e aprovados novos requerimentos e indicações.

Família Costa 1

Família Costa 2

Família Costa 3

Família Costa 4

Família Costa 5