Câmara faz mais uma reunião dia 5 de novembro e aprova novos requerimentos e indicações
Gastos com reformas de escolas e quadras
O requerimento nº 84 de autoria dos vereadores Mário Junior e Xandinho solicita á Prefeitura o envio de planilha detalhada, contendo os gastos realizados com as reformas das escolas municipais e também com as quadras esportivas da cidade. Os vereadores também perguntam no requerimento qual o valor atualizado que está nas contas municipais relativos aos 40% do FUNDEB até 31 de outubro, para embasar os estudos e o trabalho de fiscalização do vereador.
Requerimento pede calendário de ações da Defesa Civil.
Aprovado o Requerimento de autoria dos vereadores Mário Junior e Xandinho que pede à Prefeitura, através da Defesa Civil, calendário para obras emergenciais que não foram feitas para prevenção, informando à Câmara as localidades.
“Desde agosto estamos nos reunindo com os secretários, foram reuniões boas, e estávamos para montar este calendário. Como esta questão de Obras está diretamente ligada à situação das consequências das chuvas e com a Defesa Civil, ficou inviável fazer este calendário. Já estamos em novembro e não podemos ficar esperando e não vemos orçamento nem situação concluída. Tem coisas simples, como limpeza de bueiro, Rua Nunes da Rosa, escadaria do Bairro de Lourdes, tem condição de fazer e isto é prioridade”, disse o vereador Mário Junior.
Ponte do Córrego do Ouro precisa de reforma
Aprovada indicação do vereador Xandinho que solicita à Secretaria Municipal de Obras revitalização da ponte do Córrego do Ouro, perto da propriedade do Senhor Dimas.
A indicação alerta que a estrutura de fundação da ponte e do bigode estão bastante danificadas, podendo causar riscos a integridade de pessoas e veículos que trafegam no local. O vereador anexou fotos à indicação que foi encaminhada para a Prefeitura.
Município precisa se adaptar à nova lei do FUNDEB
Indicação do vereador Xandinho defende adequação do município à nova lei do FUNDEB. Para isto pede que o setor jurídico da Prefeitura elabore projeto de lei adequado à Lei Federal 13.935/2019, a nova lei do FUNDEB, que garante serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica.
Pedido de coleta de sangue e medicamentos em postos de saúde
Indicação de autoria do vereador Benísio Enfermeiro pede à Secretaria Municipal de Saúde para instalar um ponto de coleta de sangue e distribuição de medicamentos básicos nos PSF’s dos Córregos dos Gracianos e do Ouro.
O vereador disse que está levando ao Executivo Municipal pedido dos moradores e usuários da unidade de saúde do Córrego Graciano e Córrego do Ouro que se queixam das dificuldades por terem de vir na cidade marcar os exames.
Na indicação foi sugerido implantar um ponto de coleta uma vez por semana nos PSF’s para dar mais conforto aos pacientes. O vereador falou que os pacientes querem distribuição dos medicamentos básicos nos postos de saúde, onde eles poderiam buscar apresentando receituário.
Manhumirim precisa atualizar rede móvel de telefonia
Indicação dos vereadores Xandinho e Mário Junior pede à Prefeitura para fazer contato com as empresas de telefonia prestadoras de serviços na cidade para disponibilizar a tecnologia 4G/5G.
Os vereadores autores disseram que a maioria dos usuários de telefonia móvel da cidade pedem esta atualização como já tem em outros municípios próximos.
“Não entendo cidades vizinhas já contarem com esta tecnologia e aqui não. Acho que foi falta de interesse, é algo simples e necessário”, disse o vereador Mário Junior.
“Fizemos vários contatos com a Vivo através de e-mails, eles pediram prazo até dezembro de 2020. No último domingo, quem tem Vivo, estava funcionando 4 G. Entrei um contato e procurei saber se já estava funcionando, não tive resposta e depois voltou a 3 G”, disse o vereador Xandinho.
Indicação pede estudo de trânsito e sugere diminuir rotatória da Praça dos Trabalhadores
Indicação do vereador Roberto Bob solicita à Prefeitura, através do setor de Obras e Planejamento Urbano um estudo de trânsito para verificar a situação do trevo, saída de Manhumirim, Praça dos Trabalhadores.
O vereador também sugere a diminuição da rotatória em cerca de três metros, por ser um local de intercessão da MG 108 com a MG 111, com trânsito intenso.
“Antes aquele trecho pertencia ao Estado, e agora que pertence ao Município estou fazendo esta indicação a pedido de pessoas que reclamam, especialmente quando passam veículos grandes e tem caminhão que vem de Martins Soares e sobe na contramão no contorno rodoviário e o fluxo de automóveis aumentou muito”, explicou o vereador Roberto Bob.