Câmara se reuniu com equipe do SAAE

por Assessoria de Comunicação publicado 07/07/2021 09h25, última modificação 07/07/2021 09h39
Convocação da Câmara se deu por requerimento.
Câmara se reuniu com equipe do SAAE

Reunião pela manhã na Câmara com a equipe do SAAE.

Na manhã dessa segunda-feira (5/07) o presidente da Câmara Mário Junior, o vice-presidente Dedé Motoboy, os vereadores Xandinho, Darci Braga, Sargento Edgar e Lequinho da Van se reuniram com representantes do Sistema Autônomo de Água e Esgoto, SAAE. O diretor-presidente da autarquia Raymundo Gonçalves Souza foi à Câmara com sua equipe, convocado para falar sobre as ações e planejamentos do Sistema Autônomo de Água e Esgoto.

Portal da Transparência está sendo montado

Reunião com SAAE 5 julho 2021 2O SAAE atualmente funciona com recursos próprios e já está montando o Portal da Transparência onde todos poderão ter acesso às informações referentes à sua administração. Perguntado pelos vereadores sobre quais os desafios da autarquia, o diretor-presidente disse que é preciso investir muito no sistema, como melhorar as instalações tanto da captação de água quanto das estações de tratamento do Município.

Ele também disse que é preciso adquirir uma retroescavadeira, caminhonetes de melhor qualidade, caçamba, equipamentos e ferramentas necessários à grande demanda de trabalho e conseguir pagar o piso salarial dos servidores.

Energia Solar Fotovoltaica e mini estação no Bairro Nossa Senhora Aparecida

 

Uma das metas é instalar a energia solar para o bombeamento da água, o que representaria economia para o Município. Outra meta é resolver os problemas de abastecimento do Bairro Nossa Senhora Aparecida, bairro que cresce muito, tem novos loteamentos e precisa de uma mini estação de tratamento de água.

Trabalho precisa ser alinhado com setores da Prefeitura

Reunião com SAAE 5 julho 2021

O presidente da Câmara Mário Junior falou sobre a necessidade de o SAAE ter informações atualizadas da Prefeitura, Defesa Civil pedindo documentos para, por exemplo, não religar água em imóvel que foi interditado por oferecer riscos.

O vereador Xandinho falou sobre os novos loteamentos e defendeu que antes de a Prefeitura conceder alvarás autorizando é preciso saber se há condições de levar água até eles e durante a construção ver se estão instalando bueiros. “Loteamentos feitos sem as normas causam problemas sérios para o Município depois, e tudo pode ser evitado com os proprietários cumprindo a legislação no momento da construção”, disse o vereador. Outra sugestão dos vereadores é que o SAAE tenha recursos atualizados previstos nas leis orçamentárias para o ano que vem.

O presidente Mário Junior falou sobre a necessidade de medidas para aumentar a captação de água como o reflorestamento, o diálogo com proprietários de terras. “O futuro de um Município que cuida da água é muito melhor, mas é preciso planejar e executar ações em médio e longo prazos”, disse.

Reunião com SAAE 5 julho 2021 3

 

O vereador Xandinho alertou que a captação da Limeira, muito importante para o Município, está com 30% menos da capacidade. O vereador Sargento Edgar falou sobre a necessidade de investimentos para trocar canos quebrados inclusive no meio rural. O vereador Lequinho da Van destacou a necessidade de troca de canos na cidade, muitos ainda são de ferro.

Projetos sobre adesão do Município no consórcio de saneamento CISAB estão na Câmara

Estão na Câmara, dois projetos de lei enviados pelo Executivo Municipal e que têm a ver com o funcionamento do SAAE, por se tratar de sua regulação. Um deles é o Projeto de Lei nº 15 que trata dos termos do contrato do Município com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata – CISAB. O outro é o Projeto de Lei nº 16 que trata do protocolo de intenção de fazer parte do consórcio, através da Agência Reguladora Intermunicipal dos Serviços de Saneamento da Zona da Mata e Adjacências na forma de Consórcio Público.

Vereadores se reuniram virtualmente com integrantes do CISAB para estudo dos projetos


Na manhã desta terça-feira (06/07) aconteceu uma reunião pela internet com representante do CISAB, solicitada pelas comissões de Legislação e Justiça e da Prestação de Serviços Públicos com a participação dos demais vereadores. Esta reunião foi para ajudar no estudo dos projetos de lei, tirando dúvidas e possibilitando os pareceres. Os projetos devem ser votados nas próximas reuniões da Câmara.