Câmara se reuniu com Defesa Civil sobre ações de prevenção e de emergência
Reunião na Câmara com a Defesa Civil: planejamento em pauta para minimizar consequências de chuvas fortes, como enchentes e desabamentos.
Na tarde desta terça-feira (05) os vereadores Lequinho da Van (vice-presidente), Xandinho (Secretário da Mesa Diretora), Mário Júnior e Darci Braga receberam no Plenário Oswaldo Frossard o secretário municipal de Obras Flávio Nolasco e o coordenador de Defesa Civil no Município, Wellington Camilo para tratar das ações preventivas e de emergência no enfrentamento de chuvas fortes, buscando gestão mais eficiente de risco e desastres. A reunião foi feita por requerimento do vereador Mário Junior aprovado em sessão da Câmara e em cumprimento à Lei Municipal n.º 1.842 de 24/05/2022 de autoria do vereador, que prevê apresentação pela prefeitura à Câmara do plano de ação da Defesa Civil.
Os planos de Contingência
Wellington explicou que no momento está finalizando a execução do que foi previsto no Plano de Contingência feito em 2023 para este ano e já anunciou que o novo Plano de Contingência 2024/2025 será apresentado em janeiro de 2025.
As parcerias para captação de recursos e auxílios
Dentro deste planejamento já estão previstos Projetos do PAC – Gestão de Risco e Respostas a Desastres, obras a serem feitas no Morro da Penha, devido ao risco iminente de deslizamentos e no Morro São José para evitar a evolução dos deslizamentos.
O Município está fazendo parceria com a Universidade Federal de Viçosa e a empresa H2Geo, já estando na terceira etapa, envolvendo a proposta de obras e medidas não estruturais.
Segundo o que foi apresentado, em agosto de 2024 foi realizada uma vistoria pelo Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para a manutenção do pluviômetro automático que fica na usina do SAAE para garantir que o sistema de monitoramento continue operando de maneira eficiente. E há o monitoramento do nível das águas do Rio, acessível pelo site aguasdocaparao.com.br/manhumirim-mg que está funcionando, sistema que inclui câmeras de vigilância e réguas de medição instaladas nos pontos críticos, permitindo o acompanhamento em tempo real dos níveis de água. Também foi explicado que a régua de medição que fica no Bairro Roque será limpa em breve para retirada do mato, assegurando visibilidade e precisão das leituras.
A experiência da enchente de 2020 deixou marcas
“Em 2020 todos fomos surpreendidos com aquela enchente de grandes proporções que atingiu vários municípios e foi um momento muito difícil. Eu só pensava nas vidas das pessoas em situação de risco e desde então, temos procurado fazer o que está ao nosso alcance para minimizar as consequências”, lembrou o coordenador.
O vereador Xandinho, ,à direita na foto, disse que é importante saber do novo plano e incluir nele propostas que ampliem as ações. “Há um local que tem alagado e que também precisa de atenção que é no Bairro Nossa Senhora Aparecida”, disse ele além de sugerir o estudo da possibilidade de fazer um piscinão que possa armazenar água evitando enchente no Bairro Santa Rita.
Outro ponto destacado pelos vereadores, falado pelo vereador Mário Júnior (à esquerda), foi a necessidade de constar no orçamento municipal para o próximo ano a previsão de recursos para fazer as intervenções necessárias.
O projeto de lei com a Lei Orçamentária está na Câmara para estudo e votação até o final do ano. Durante a reunião os vereadores discutiram ações para vários bairros da cidade, como Santa Rita, Centro e Cidade Jardim que têm sido atingidos pelas águas com mais velocidade e intensidade.
As ações realizadas
Entre as ações realizadas apresentadas à Câmara nesta reunião estão a limpeza de canaletas no Bairros Mangueira, no Contorno Rodoviário, entre o cemitério e o Asilo, construção do muro de contenção no Bairro Nossa Senhora da Penha, serviço de roçadeira nas margens do Rio Jequitibá, limpeza para desobstruir o fluxo de água dos córregos próximo à Odete e Pendura Saia, instalação de corrimão no Bairro São Vicente, reparo no meio-fio para contenção de água no Bairro São Vicente e Bairro São Vicente, manutenção nas caixas de contenção de chuvas, instalação de meio-fio no Bairro Mangueira, além de limpeza dos bueiros de toda a cidade.