Câmara se reuniu com diretoria de Indústria e Comércio
Na manhã de sexta-feira (14/05) o presidente da Câmara Mário Junior, o vice-presidente Dedé Motoboy, os vereadores Sandro Ribeiro, Sargento Edgar e Xandinho receberam no Plenário da Câmara o diretor municipal de Indústria e Comércio Uelisson Junior do Nascimento.
Os assuntos tratados foram muitos e com objetivo de conhecer o trabalho que está em andamento, trocar informações, sugestões para este setor tão importante para o Município, responsável por ações que podem fazer diferença na economia municipal, inclusive na geração de emprego e renda.
Os primeiros meses
O diretor contou que quando assumiu o cargo no início do ano, precisou primeiro organizar o trabalho, providenciar certidões, atender as exigências da Receita Federal. “Foi difícil porque eu precisei de documentos e informações que eu não sabia onde estavam, mas avançamos e resolvemos muitos problemas”, disse Uellison.
Ele também explicou que tem firmado parcerias com o SEBRAE, onde também é consultor, e esta parceria possibilitou consultoria de negócios gratuita para os empresários daqui, seguindo os protocolos de prevenção contra a COVID. “Manhumirim está no grupo seleto de 27 cidades mineiras a ter a Sala Mineira do Empreendedor que objetiva simplificar o ambiente de negócios, facilitando o surgimento de novos empreendimentos”, contou.
O vereador Mário Junior sugeriu que seja intensificada a divulgação para incentivar mais pessoas a participar e também valorizar o pós-evento, momento importante para contar como foi, reforçar contatos e preparar para os próximos.
O atendimento ao Microempreendedor Individual (MEI)
Os vereadores perguntaram sobre o trabalho desenvolvido com os Microempreendedores Individuais. Uellison disse que o setor de Indústria e Comércio tem dado apoio aos comerciantes que procuram ajuda, orientado as pessoas sobre o que é necessário para passar a ser MEI e ver se o melhor caminho em cada caso é este.
O vereador Xandinho sugeriu que seja feito levantamento sobre a situação daqueles que já se cadastraram como MEI, segundo o vereador, mais de 1.500 em funcionamento, porque há casos em que a pessoa abriu a empresa, depois parou e não deu baixa, podendo acarretar gastos para eles.
Outro assunto tratado foi a respeito da concessão de alvarás, importante já que ele atesta se um comércio está de acordo com as normas de segurança para atender a população. O vereador Sargento Edgar disse que é preciso ter mais fiscalização quanto aos comércios que funcionam sem alvará, aplicar a legislação.
O vereador Xandinho reforçou que há a isenção de pagar o alvará, mas um comércio não pode funcionar sem ter o alvará em dia e há comércios abertos assim. E lembrou também que “há pequenos comerciantes que pensam no lucro imediato, mas não se programam para a aposentadoria”, afirmou o vereador.
O vereador Dedé Motoboy contou que é comum pequenos comerciantes perguntarem a ele sobre documentos, como pagar para aposentar e ele orienta procurar o setor da Indústria e Comércio na Prefeitura.
Foi sugerido fazer um cadastro de todos os empreendedores do Município, que pode facilitar na hora de convidar para cursos de capacitação e eventos organizados pela Indústria e Comércio.
“Da Divineia ao Campestre, vamos recadastrar, visitar os estabelecimentos, incentivar a ter alvarás e sair da informalidade”, disse o diretor.
Os planos futuros
Segundo disse Uelisson há eventos programados até o final do ano desde presenciais até visitas técnicas, levando empresários daqui a pólos industriais para ampliar o conhecimento.
Perguntado se há também para a área agrícola, a resposta foi sim, e que o Município tem condições de realizar um grande evento, o Fomenta Minas, este após a pandemia, envolvendo a região, levando produtores rurais a outros municípios para troca de experiências.
Turismo
O diretor destacou que Manhumirim possui grande potencial turístico para explorar e ele possui um projeto de desenvolvimento turístico. O vereador Sandro Ribeiro, que está fazendo curso de guia turístico, destacou que o turismo gastronômico gera ICMS que pode ajudar na arrecadação de recursos.
Um dos problemas apontados é que a população do próprio município não conhece os locais turísticos, como por exemplo o Parque Sagui e é preciso divulgar o que temos na cidade, como sorveterias, restaurantes, locais de visitação.
O vereador Mário Junior citou a vocação da cidade, tradicional em costura, malharia, produção de café e seus produtos derivados, cafeterias, a feira do agricultor.
Uelisson disse que já fez contato com o SENAI para atrair empresas não as grandes, mas menores, para gerar mais empregos e já tem curso agendado com o SENAR, o próximo será a Feira Segura para promover feiras livres com segurança.
O vereador Sandro convidou o diretor para ir em reunião promovida por ele em prol da volta da Feira de Artesanato, setor também muito forte no Município.
Produção de leite
Durante a reunião também conversaram sobre a produção de leite que é grande e poderia gerar mais produtos derivados e foi sugerida a criação de um selo dos produtores de Manhumirim para exportar. O diretor citou o Projeto Balde Cheio que auxilia no acesso às inovações que proporcionam aumento da rentabilidade a produtores de leite.
Entre outros assuntos, os vereadores trataram de parceria entre a Industria e Comércio com a Assistência Social e a ACIAMA, o uso do prédio do IBC, que ainda está cedido, não está autorizado para utilizar para qualquer finalidade e poderia ser um espaço para fomentar eventos de negócios.
O diretor contou que tem vontade de realizar a Feira de Agronegócios de Manhumirim com expositores e empresários daqui. “Conhecemos os problemas, os projetos são muitos, mas vamos realizando de acordo com a disponibilidade de recursos e material humano”, concluiu.