Castramóvel ficou três dias em Manhumirim

por Assessoria de Comunicação publicado 19/03/2020 11h20, última modificação 19/03/2020 11h24
Foram castrados 153 animais. Medida controla o número de nascimentos, diminui abandonos e impacta positivamente na saúde pública.
Castramóvel ficou três dias em Manhumirim

Castramóvel em Manhumirim.

Nos dias 11 a 13 de março Manhumirim recebeu a simpática visita do Castramóvel, um ônibus adaptado para fazer castrações em cães e gatos. O evento de Manhumirim foi organizado pela ONG APAM, Associação Protetora dos Animais de Manhumirim em parceria com a ONG Ajuda de Juiz de Fora, que executa o projeto em várias cidades de Minas Gerais.

O presidente da APAM é Frances Ley Melo e a coordenação é da secretária Vânia Lúcia Carvalho Souza. A equipe da ONG de Manhumirim se desdobrou inclusive no monitoramento do pós-operatório dos animais, forneceu medicamentos para animais do Centro de Recuperação de Animais e para animais de famílias carentes.

Manhumirim foi contemplada a pedido do vereador Jésus Aguiar feito ao deputado estadual Noraldino Junior. O veículo veio através de emenda parlamentar destinada ao projeto executado pelas ONGs.

O Castramóvel ficou três dias em espaço cedido pela Prefeitura, a Escola Municipal Alair José Dias, no Bairro Campestre e também contou com convênio com o Município.

Nos três dias foram castrados 153 animais em um trabalho dedicado e carinhoso de uma equipe de profissionais da ONG Ajuda de Juiz de Fora. Foi feito um cadastramento prévio com prioridade para animais do abrigo, animais de rua e de famílias com poucos recursos. Já foi anunciado outro evento de castração que ainda vai ser marcado, ampliando o cadastramento para mais animais.

A castração é eficaz no controle do número de nascimentos de animais que acabam sendo abandonados, além de prevenir diversas doenças em cães e gatos. Por consequência direta, também auxilia na saúde pública.

Castramóvel 1

Castramóvel 2

Castramóvel 3

Castramóvel 1