Chuvas e calor propiciam criadouros do mosquito da dengue
Não é hora de descuidarmos da prevenção contra a dengue. Para evitar é preciso ações do poder público, mas com a colaboração de toda a população. Com a união de todos podemos evitar esta grave doença e muitas mortes. Outro dado importante é que ele também transmite zika, chikungunya e febre amarela. O Aedes Aegypti que é o mosquito transmissor, não pode procriar livremente.
Segundo foi divulgado pela Agência Brasil, o painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde contabiliza 5.968.224 casos prováveis de dengue e 3.910 mortes confirmadas pela doença ao longo de 2024. Há, ainda, 2.970 óbitos em investigação. O coeficiente de incidência da dengue no Brasil, neste momento, é de 2.939 casos para cada 100 mil habitantes.
Ou seja, o Ministério da Saúde divulgou os número que mostram quem o Brasil se aproxima de 6 milhões de casos e 4 mil mortes por dengue confirmadas. E o Brasil é o país com mais notificações de casos de dengue em 2024, representando 80%. Nos quadros abaixo, algumas medidas de prevenção que devem ser tomadas por todos.