Coleta de lixo só funciona em parceria com a população

por Assessoria de Comunicação publicado 13/05/2020 16h39, última modificação 13/05/2020 16h39
Lixo não pode ser “enfeite” do canteiro central da cidade, nem nas praças.
Coleta de lixo só funciona em parceria com a população

Vereador Xandinho pediu colaboração dos munícipes para a coleta do lixo e entulhos.

Coletar e destinar o lixo é um desafio para as cidades. Em Manhumirim não é diferente. Só para se ter uma ideia, a cidade tem uma população de quase 23 mil habitantes e produz cerca de 60 toneladas de lixo por semana. Deste total, em média, 45 toneladas são de lixo comum e 15 toneladas de materiais recicláveis. 

Manter uma cidade limpa faz parte do trabalho da administração pública, mas certamente só funciona com a colaboração da população. É comum ver em Manhumirim lixo depositado nos canteiros centrais no centro da cidade, sendo que o lixo deve ficar guardado com quem o produz, sejam casas ou comércios e só depositado em suas próprias portas perto do horário para o caminhão da coleta passar.

Lixo nunca ser “enfeite” do canteiro central da cidade, nem nas praças. É triste passar e ver perto de grama, flores e árvores, sacolas de lixo, caixas de papelão que pessoas descartaram e, pior, depois que o caminhão já passou. Desta forma os demais moradores do Município convivem com um visual nada agradável. É preciso que cada um pense na coletividade.

O vereador Xandinho desabafou sobre isto na Câmara e pediu às pessoas que colaborem. Ele defendeu que há responsabilidades que são do poder público e ele tem que assumir e há outras que dependem dos moradores.

“A coleta de lixo está passando nos bairros, mas se o caminhão passa às 8 horas, por exemplo, há moradores que colocam o lixo para fora às 10 horas e o lixo vai ficar lá até a próxima coleta, dando a impressão que o caminhão não está passando”, disse o vereador. É comum cães rasgarem as sacolas e o lixo se espalhar pela rua. 

Xandinho também falou sobre os entulhos que são jogados nas ruas. “No Bairro Santa Rita onde moro, a máquina ficou três dias trabalhando, retirando tudo. Mas no dia seguinte as pessoas jogam mais e não há Prefeitura que aguenta isto. Peço ao Diego que assumiu a Secretaria de Obras agora que faça uma campanha educativa para que as pessoas não joguem e se for preciso jogar que seja combinado com a Prefeitura um dia em que possa ser retirado”, defendeu. 

Mário Jr 7 maio 2020

 

 

O vereador Mário Junior tem defendido um cronograma divulgado para que todos sabiam qual vai ser o próximo bairro a ser limpo: “Conversei com o secretário Diego e sugeri a ele que seja feito um cronograma e aí todos têm que ter compreensão e esperar a vez do seu bairro”.

 

 

 

 

 

Entulhos de obras particulares são de responsabilidade do proprietário do imóvel. A Prefeitura tem retirado entulhos, mas isto só se justifica para famílias carentes ou em situações de emergências. Mas não é o que acontece. Há pessoas que jogam entulhos nas ruas, lixos em locais inadequados, mas poderiam contratar caçambas para o descarte.