Comissão de Direitos Humanos da Câmara solicitou informações sobre contaminados no presídio
O vereador Roberto Bob, presidente da Comissão de Direitos Humanos e do Consumidor da Câmara de Manhumirim, enviou pedido de informações ao diretor do presídio de Manhumirim a respeito da situação dos detentos contaminados pelo novo coronavírus. O documento foi enviado no dia 8 de julho e respondido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, com data de 27 de julho, assinado no dia 3 de agosto pelo General Mario Lucio Alves de Araujo, Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública. A leitura tanto do pedido de informações quanto da resposta foi feita na última reunião da Câmara (06/08).
Na resposta o Secretário de Estado disse que a Unidade Prisional vem adotando os protocolos sanitários para evitar que o vírus se espalhe entre detentos e servidores, com uso de máscara, álcool em gel, medição de temperatura corporal, higienização e desinfecção constante de todo o ambiente de outras ações preventivas. Também foi dito que foram disponibilizados testes rápidos para toda a população carcerária e isolamento dos casos positivos, desinfectadas duas alas para os que testaram negativo, com troca de todos os colchões e também feita higienização nas celas daqueles que testaram positivo.
Quanto aos servidores, a Secretaria Estadual diz que os que testaram positivos, com sintomas, foram afastados das atividades e os policiais penais tiveram escalas de trabalho dilatadas para diminuir a circulação desses servidores interna ou externamente.
O ofício de resposta diz, ainda, que profissionais da Saúde dos municípios atendidos pela Unidade Prisional têm realizado atendimento médico e os detentos têm sido monitorados por enfermeiros. Quanto ao óbito de um dos detentos, a Secretaria Estadual diz que ele está sob investigação da Polícia Civil.
Veja o Ofício enviado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública na íntegra.
SEI_GOVMG - 17506607 - Ofício.pdf — Documento PDF, 119 KB (122803 bytes)