Comissão de Direitos Humanos da Câmara solicitou informações sobre contaminados no presídio

por Assessoria de Comunicação publicado 10/08/2020 17h20, última modificação 10/08/2020 17h23
Secretaria de Estado de Segurança Pública respondeu.
Comissão de Direitos Humanos da Câmara solicitou informações sobre contaminados no presídio

Vereador Roberto Bob, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Manhumirim.

O vereador Roberto Bob, presidente da Comissão de Direitos Humanos e do Consumidor da Câmara de Manhumirim, enviou pedido de informações ao diretor do presídio de Manhumirim a respeito da situação dos detentos contaminados pelo novo coronavírus. O documento foi enviado no dia 8 de julho e respondido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, com data de 27 de julho, assinado no dia 3 de agosto pelo General Mario Lucio Alves de Araujo, Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública. A leitura tanto do pedido de informações quanto da resposta foi feita na última reunião da Câmara (06/08).

Na resposta o Secretário de Estado disse que a Unidade Prisional vem adotando os protocolos sanitários para evitar que o vírus se espalhe entre detentos e servidores, com uso de máscara, álcool em gel, medição de temperatura corporal, higienização e desinfecção constante de todo o ambiente de outras ações preventivas. Também foi dito que foram disponibilizados testes rápidos para toda a população carcerária e isolamento dos casos positivos, desinfectadas duas alas para os que testaram negativo, com troca de todos os colchões e também feita higienização nas celas daqueles que testaram positivo.

Quanto aos servidores, a Secretaria Estadual diz que os que testaram positivos, com sintomas, foram afastados das atividades e os policiais penais tiveram escalas de trabalho dilatadas para diminuir a circulação desses servidores interna ou externamente. 

O ofício de resposta diz, ainda, que profissionais da Saúde dos municípios atendidos pela Unidade Prisional têm realizado atendimento médico e os detentos têm sido monitorados por enfermeiros. Quanto ao óbito de um dos detentos, a Secretaria Estadual diz que ele está sob investigação da Polícia Civil.

Veja o Ofício enviado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública na íntegra.

Ofício/Resposta da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública

PDF document icon SEI_GOVMG - 17506607 - Ofício.pdf — Documento PDF, 119 KB (122803 bytes)