Comissão de Meio Ambiente recebe integrantes de movimento que alerta sobre riscos da exploração de minérios na região
Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Sandro Ribeiro deu as boas vindas e disse que o assunto será estudado.
Na tarde de terça-feira (02/03) a Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Manhumirim, recebeu a coordenadora do núcleo de Simonésia Célia Márcia integrante de um movimento que tem alertado as cidades da região do Caparaó sobre o risco da exploração de minérios e suas consequências para o meio ambiente.
Segundo ela mostrou em exposição feita aos vereadores e presentes, a região do Caparaó possui 26 municípios, a maioria em Minas Gerais e com áreas que já foram mapeadas mostrando o potencial de exploração de interesse de mineradoras.
Célia Márcia afirmou que as cidades de Manhuaçu e Simonésia têm sido alvos de processos para permitir que mineradora possa operar, sendo que Manhuaçu possui 37 e Simonésia 27 processos em andamento em estágios diferentes, alguns mais adiantados e que podem vir a possibilitar a exploração nestes municípios. “Prefeitos, secretários municipais, vereadores e até donos de terras precisam ter cuidado com autorizações”, alertou.
O risco das intervenções no meio ambiente apresentados
Entre os riscos apresentados estão o corte de topos de morros para exploração de bauxita, mineral que produz alumínio e que pode prejudicar os recursos hídricos que abastecem a região incluindo o abastecimento de água das cidades, atrapalhar a produção de alimentos, do café que é economia importante para a região promovendo o desemprego rural e prejudicar o potencial turístico, outra fonte geradora de renda. Manhumirim foi citado como tendo 7 áreas mapeadas e foi proposto que os vereadores tomem conhecimento dos riscos para que levem o tema a debate com a população.
O vereador Sandro Ribeiro, presidente da Comissão de Meio Ambiente disse que o tema é importante e que é preciso preservar as riquezas naturais do Município evitando depredações. A vereadora Juliana Ananias, presidente da Comissão de Fiscalização Financeira sugeriu que o grupo envie representante para falar em sessão da Câmara.
Também estavam os vereadores Alexsandro Lemos e Lequinho da Van que integram a Comissão de Meio Ambiente, o presidente da Câmara Mário Junior, o vice-presidente Dedé Motoboy, o vereador Sargento Edgar, o presidente do CODEMA de Manhumirim Frances Ley Melo e integrantes do movimento. Ficou acordado que será formada uma comissão para continuar a discutir o assunto com a sociedade e órgãos competentes, além de trocar informações com outros municípios.