Comissão especial se reuniu nesta manhã para analisar veto

por Assessoria de Comunicação publicado 28/04/2021 11h15, última modificação 28/04/2021 11h21
Proposta de lei sobre parcelamento de água em época de calamidade foi vetada sob argumento de ser inconstitucional.
Comissão especial se reuniu nesta manhã para analisar veto

Comissão Especial e outros vereadores em reunião na manhã desta quarta-feira.

 

Na manhã desta quarta-feira (28/04) a Comissão Especial, formada pelos vereadores Sandro Ribeiro (indicado como integrante da Comissão de Legislação e Justiça), Lequinho da Van (indicado pelo PDT) e Darci Braga (indicada pelo PTB), se reuniu na Câmara para analisar veto do Executivo Municipal à Proposição de Lei Municipal nº 1.807, que determina o parcelamento da cobrança de agua em caso de calamidade pública. Também estavam os vereadores Mário Junior (presidente da Câmara), Dedé Motoboy (vice-presidente), Sargento Edgar e Benísio Enfermeiro (autor do projeto). O assessor jurídico Frederico Raul Nogueira orientou os trabalhos.

O texto foi vetado integralmente pelo Executivo Municipal, sob alegação de que é inconstitucional por não ser matéria de competência da iniciativa da Câmara de Vereadores.

Entenda o que diz o projeto de lei

No dia 8 de abril a Câmara aprovou em terceiro e último turno, por maioria de votos, o Projeto de Lei nº 003  de autoria do vereador Benísio Enfermeiro que determina ao SAAE o parcelamento das contas de água para residências e comércios atingidos por enchentes e quedas de barrancos, momento em que as pessoas precisam gastar maior volume de água nas limpezas.

O projeto foi aprovado por maioria, com inclusão do que diz emenda da Comissão de Legislação e Justiça, que o consumidor vai ser atendido com o parcelamento se assim quiser, fazendo a solicitação e não de forma automática.

Após aprovado o projeto passou a ser a Proposição de Lei Municipal nº 1.807 que foi enviada à Prefeitura para sanção (assinatura) para se tornar lei municipal, mas a proposta de lei foi vetada. Diante disto a Câmara formou esta comissão especial para analisar o veto e o plenário vai decidir se acata ou não. 

Comissão especial veto 1

Ao fundo, à direita, vereadores Sandro Ribeiro e Lequinho da Van, da Comissão Especial, presidente da Câmara Mário Junior, vereadores Benísio Enfermeiro, Dedé Motoboy (vice-presidente da Câmara), de costas Sargento Edgar, Darci Braga (também da Comissão Especial) e o assessor jurídico Frederico Raul Nogueira.

  Comissão especial veto 2

Ao fundo, à esquerda, assessor jurídico Frederico Raul Nogueira, vereadores Darci Braga, Sargento Edgar, Dedé Motoboy, Benísio Enfermeiro e, de costas, vereadores Lequinho da Van e Sandro Ribeiro.

Matérias relacionadas: