Deputada Estadual Celise Laviola foi homenageada na Câmara de Manhumirim
A noite desta quarta-feira (21/12) certamente vai ficar marcada na história de Manhumirim. Por autoria de todos os 11 vereadores, a deputada estadual Celise Laviola recebeu uma moção de congratulação por sua atuação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e por sua atenção especial dedicada ao Município. Nos discursos emocionados dos vereadores o agradecimento pelo apoio, não só pelas emendas parlamentares destinadas, mas a ajuda junto ao Governo do Estado sempre que foi preciso.
A deputada Celise Laviola está encerrando seu segundo mandato, não se candidatou na última eleição e seu sucessor será o filho José Laviola, eleito também para deputado estadual.
Ela também se emocionou ao falar na tribuna: “Estou vivendo um momento de muita emoção, porque me aproximo de uma despedida de dois mandatos de muita dedicação e empenho e cada reconhecimento como o que estou recebendo hoje mostra como valeu a pena. Tenho uma história muito bonita com Manhumirim. Cumprimento todos os vereadores e recebo esta homenagem de forma muito especial”.
Uma forma diferente de ver a política
Durante sua fala ela destacou que os políticos devem estar na caminhada pública para fazer pontes para unir, construir caminhos, melhorias.
“Não devemos fazer desavenças, brigas, não, a nossa missão é a união, é o diálogo. Sou parlamentar nata e acho que o diálogo é o caminho e quando a gente recebe uma homenagem de um parlamento isto toca muito a gente, o significado é muito grande, não só político, mas pessoal. Tenho respeito pelo povo que me apoiou em todos os municípios”, disse.
A importância dos servidores públicos
A deputada falou sobre a importância dos servidores da Câmara e contou que foi servidora da Assembleia de Minas e sabe que os servidores, como instrumentos de trabalho fazem tudo acontecer, muito com relação às leis, a harmonia entre os poderes, em relação à separação dos poderes e o prefeito Sérgio que já foi vereador sabe desta importância e respeita. “Vocês estão recebendo a prestação de contas da Prefeitura, isto é respeito com o Legislativo e fico muito orgulhosa, porque vi que apoiei uma administração correta”.
A história com Manhumirim
“Manhumirim em minha vida representa um acolhimento que foi muito significativo. Quando o Serginho me procurou, achei muito bacana um vereador que chegou humilde, dizendo ser apenas um vereador e eu disse a ele que o resultado é fruto do trabalho e não devemos nos preocupar. E para minha surpresa ele foi eleito presidente da Câmara, depois prefeito e passei a representar Manhumirim na Assembleia e o Município passou a fazer parte do meu trabalho, do meu coração. Meu filho Zé Laviola foi eleito e vai continuar a lutar por Manhumirim. Esta homenagem é muito importante. Jamais deixarei de estar aqui” contou.
O acolhimento em Belo Horizonte e a ajuda com as certidões municipais
O vereador Xandinho disse que Celise é amiga, imparcial, acima de tudo contra a política da divisão e fez questão de anotar sua fala: “o fruto da política deve ser a união e o diálogo”.
“Sempre que tivemos a oportunidade de ir a Belo Horizonte, fomos muito bem recebidos em seu gabinete com muito carinho por toda sua equipe e a gente agradece muito. Eu tenho um agradecimento especial a fazer em nome do prefeito e do vice-prefeito porque sabemos das dificuldades de quando o Sérgio assumiu em 2020 em relação as certidões do Município e sua ajuda foi vital para que ele não ficasse ainda mais para baixo na época. Se um prefeito não tiver um apoio, pessoas que lutam pelo Município na Assembleia a gente perde muito. A Celise tem credibilidade e conseguiu nos ajudar e esta moção congratula seu trabalho de todos os anos”, disse o vereador.
Em nome da Câmara ele agradeceu por ela permitir que Manhumirim possa estar recebendo verbas porque o sistema do Tribunal de Contas está sendo alimentado.
“Não abandone o prefeito, porque estando com ele a senhora estará com Manhumirim”, concluiu.
Deputada possibilitou reuniões com o Governo do Estado
O vice-presidente da Câmara Dedé Motoboy disse que em todos os municípios que a deputada passa, demonstra carinho pelas cidades, e faz amizades muito além da política.
“Quantas reuniões da cidade com a administração estadual, corpo de bombeiros, DER, secretarias, tivemos o privilégio e oportunidade de ir, e como a senhora é influente e bem recebida. Nos sentimos muito bem representados. Estamos muito felizes nesta noite e contamos com o deputado José Laviola Neto”, disse o vereador Dedé.
Mulheres na política
A vereadora Juliana Ananias disse que a noite da homenagem é muito especial e ficou emocionada, porque uma mulher na politica é como estar dentro da cova dos leões. “Somos poucas em meio a muitos homens, muito bravos, mas a gente continua firme. Não conhecia sua história e vi que veio da Educação assim como eu. A gente traz muita vontade de mudar o mundo. Só que a politica nos mostra que não podemos mudar o mundo, mas podemos fazer um pouquinho a cada dia para melhorar e nossa tarefa e melhorar a vida das pessoas e você fez isto por Manhumirim”, disse a vereadora.
E destacou que a deputada é uma mulher guerreira, que trabalha, luta, é mãe, filha, que sabe os desafios que as mulheres enfrentam todos os dias de sentar em uma cadeira e fazer política. “Quero parabenizá-la pelo trabalho honesto, digno, por adotar Manhumirim como seu lar e cuidar deste povo que merece tanto”.
Um presente para a homenageada
O vereador Sargento Edgar parabenizou a deputada pelo trabalho e pela parceria com Manhumirim.
“Quero lhe entregar um presente que é importante para mim e gostaria que levasse uma recordação de Manhumirim e do vereador Sargento Edgar”. O vereador entregou a ela um chapéu pescador de proteção com o nome dele. Foi um momento de descontração que arrancou um belo sorriso da deputada.
Agradecimento como palavra principal
O vereador Sandro Ribeiro deu destaque à representatividade na Câmara, já que estavam prestigiando a homenagem secretários municipais, pessoal da Saúde, Educação, Assistência Social, Meio Ambiente, Esporte Cultura e Lazer.
“A gente fica muito feliz, minha fala especial é para a Celise Laviola e digo uma única palavra: obrigado. Sabemos que não foi fácil para o prefeito, a gente sabe, acompanha, vê as dificuldades, reza para que tudo dê certo e não preciso dizer mais, só agradecer. Temos um carinho muito grande por nossa terra e todos os munícipes aqui sabem acolher e você se tornou uma membra de nossa cidade, uma pessoa tão importante para nós. Sua humildade, simplicidade, lhe agradeço”, disse o vereador Sandro.
“Críticas são muitas, mas desistir nunca”
O vereador Lequinho da Van também parabenizou a deputada Celise Laviola e agradeceu pelo carinho pela cidade e acha que seu filho vai sentir o mesmo por Manhumirim.
Ele disse que o prefeito Sérgio Borel e o vice Sebastião Tristão estão de parabéns por esta caminhada que é difícil: “Críticas são muitas, mas queria ver se quem critica estivesse no lugar deles, ou no nosso lugar. As pessoas acham que é tudo fácil, mas vai dar tudo certo, desistir nunca. Que Deus abençoe seu filho eleito, e a todos nós”.
Parcerias com o Estado e com o Poder Legislativo Municipal
O vice-prefeito Sebastião Tristão também falou na tribuna: “Esta noite é muito marcante para Manhumirim, recebendo a deputada Celise, muito batalhadora. Vimos como o currículo dela que foi lido é rico e vasto. Onde ela passa, deixa marcas indeléveis e certamente deixou esta marca em Manhumirim.
“Já estamos com saudade e a partir do ano que vem vai ser seu filho José Laviola, mas sei que ele também vai ser uma ponte, assim como a senhora que tem sintonia com o Governo do Estado e muito obrigado pela ajuda”.
Ele também agradeceu a Câmara dizendo que tem sido parceira. “Obrigado a Mesa Diretora que encerra agora e desejo sucesso para a nova Mesa que vai assumir. Parabéns a Câmara pela homenagem à Celise. Sem apoio não conseguimos. Desejo a todos um feliz e santo Natal e um 2023 de muita paz e saúde”.
“Prestígio e credibilidade são conquistados com honestidade”
O prefeito Sérgio Borel começou sua fala dizendo que se sentiu honrado porque a Câmara está prestando esta homenagem a uma pessoa como a deputada Celise sempre afinada com Manhumirim e agradeceu aos vereadores. Ele disse que o gabinete dela é o mais frequentado porque ela acolhe.
“A senhora disse que com união podemos conseguir coisas boas para nosso Estado. Herdamos em nossa prefeitura as dificuldades e a senhora abraçou a causa, mandou recursos, esteve conosco nas reuniões, alguns vereadores foram junto. Como a senhora é respeitada pelos ministérios, não é para qualquer um. Isto é de família, é resultado de honestidade. Quando eu busquei ajuda a senhora estendeu a mão. Quero agradecer em nome da população de Manhumirim pelo carinho. Não somos ninguém sem nossos servidores e esta Casa está tendo respeito com nossa administração. Também tenho enviado as prestações de contas para cá, respeitando o Legislativo”, disse o prefeito.
Mesa Diretora e mandatos: encerramento de ciclos
O presidente Mário Junior terminou a solenidade dizendo que a Mesa Diretora da Casa está encerrando um ciclo assim como a deputada está encerrando o ciclo de mandatos brilhantes, eficientes, humanos, o que a aproximou do prefeito de Manhumirim.
“Não foi à toa que vocês dois se aproximaram, são muito parecidos. Várias vezes estive em seu gabinete e lá não olham lado político, camisa, recebem bem todos igualmente com respeito, dignidade, por isto a gente percebe que a senhora está terminando o mandato muito leve, feliz, de cabeça erguida”, disse o presidente.
O vereador disse que a fala da deputada sobre união é muito importante, porque a política precisa mesmo evoluir. “Temos que ter debates do mesmo lado, do lado oposto, mas nunca faltar respeito. A gente tem que sempre levar onde quer que esteja, a honestidade, Deus, porque muitos dependem destas relações políticas, porque ela nos move e determina tudo em nossa vida, e se virarmos as costas para ela, a gestão será ruim e teremos consequências negativas em nosso dia a dia. Este exemplo a senhora deixa. Este legado vai ser herdado pelo seu filho”, concluiu.