Deputado Federal Mário Heringer falou na Câmara que verba de 1 milhão foi depositada
Ex-vereador e servidor público municipal Ivan Caetano perguntou ao deputado sobre a verba de 1 milhão.
O Deputado Federal Mário Heringer esteve na última reunião da Câmara (6/12) e compôs a mesa de autoridades. No momento dos oradores inscritos, o servidor público municipal Ivan Caetano que falava na tribuna, perguntou ao deputado sobre a verba de 1 milhão de reais que seria para a reabertura da maternidade do Hospital Padre Júlio Maria.
O deputado contou como foi feito o acordo com a Prefeitura de Manhumirim: “Como fui perguntado pelo Ivan Caetano e a sociedade quer saber, inclusive marquei entrevista na rádio sobre isto, respondo com muita clareza”, disse. Ele contou que o prefeito o procurou, colocou a dificuldade que estava tendo em Manhumirim com o fechamento da maternidade e o que coube a ele fazer naquele momento foi destinar recurso através de emenda parlamentar. “Aqui não nascia mais ninguém e fiquei sensibilizado por ser minha cidade. Destinei uma emenda parlamentar de 1 milhão de reais, além de ter o compromisso que todo ano do meu mandato eu faria uma emenda deste porte para continuar a manter a maternidade”, afirmou.
Mário Heringer afirmou que o dinheiro foi depositado na conta da Prefeitura e isto pode ser constatado por diversos documentos. Segundo explicou ele faria a parte dele, o Prefeito a dele e a outra parte, a direção do hospital. Sobre onde está o recurso depositado, ele disse não saber: “Não vim ser advogado de ninguém. Não sei se tem algo errado, mas quem presta contas do que fez é a pessoa responsável. O Luciano não é do meu partido, mas foi o prefeito que me deu oportunidade de mostrar meu trabalho em Manhumirim. Acho que a coisa mais higiênica é a luz do sol e a transparência. Este recurso é público, não é de ninguém, é de todos. Quero dizer às pessoas da minha cidade, do meu Estado, que eu continuo andando de cabeça erguida e não abro mão dos princípios de coletividade” e deu um conselho: “Luciano prefeito, meu amigo, venha a público e se explique, porque isto não é bom para você.”
O deputado também falou sobre a importância da atuação da Câmara e da imprensa. Ele disse que a Câmara tem a obrigação de apurar doa a quem doer, é obrigação. E que imprensa que fala bem de político não funciona e tem que falar mesmo.
O vereador Xandinho lembrou que a Câmara está agindo para apurar: “Fizemos dois requerimentos. Um solicitando a presença do secretário de Saúde aqui para explicar sobre a verba, ele ainda não veio, e o Regimento dá direito de prorrogar o prazo. E outro requerimento pedindo cópia de empenhos liquidados e pagos sobre esta verba de 1 milhão. Sabemos que o dinheiro foi retirado da conta, mas onde ele está? Precisamos saber se foi para compra de remédios, exames, para todos falarmos a mesma língua. Se está em uma conta, fala onde está. Se foi gasto, fala em que, porque estamos comprometidos com a verdade e a transparência. ”
O vereador Frederico Franco parabenizou o deputado por ter ido à Câmara dar satisfação sobre esta verba: “ A população está certa de cobrar, porque tem que saber, mas não temos a resposta certa. Peço ao Executivo para esclarecer a população para acabar com esta briga que está na cidade que a gente não aguenta mais.”
O vereador Frederico Franco parabenizou o deputado por ter ido à Câmara dar satisfação sobre esta verba: “ A população está certa de cobrar, porque tem que saber, mas não temos a resposta certa. Peço ao Executivo para esclarecer a população para acabar com esta briga que está na cidade que a gente não aguenta mais.”