Dia Nacional de Combate à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes chama à reflexão
Simone Feitosa, Assistente Social e Sávya Cerqueira, psicóloga: entrevista fez parte da semana de enfrentamento em Manhumirim.
Quando é lançada uma campanha como esta nacionalmente, no primeiro momento, é possível pensar que o problema não atinge uma cidade pequena como Manhumirim, onde muitos se conhecem. Mas infelizmente não é assim. O inimigo está dentro de casa, em todos os lugares, e o que é pior, quando uma criança é abusada, na maioria das vezes é por alguém que ela conhece, seja membro da família, padastro ou amigo próximo, por isto ela se torna ‘presa fácil’.
Ouvindo a entrevista no rádio do Programa Manhã Total de Geraldo Junior com a Psicóloga do Creas Sávya (15/05), fica claro como as consequências são nefastas na vida de uma criança abusada: “A criança apresenta sentimento de culpa, dificuldades de dizer não no dia a dia, baixa autoestima, sentimento de estar suja o tempo inteiro, principalmente nas partes íntimas, fica mais calada, mais antissocial e tem dificuldades de comunicação. A criança pode regredir, e pode acontecer a dissociação muito grande na vida sexual dela, nos relacionamentos futuros”, disse a psicóloga.
A assistente social Simone Feitosa que também participou da entrevista disse que em Manhumirim há muitas denúncias e fez um alerta aos pais: “Fiquem o tempo todo atentos ao facebook, whatsapp, imponha limites para as crianças ou adolescentes. Olhem seus filhos o dia todo, não deixem acontecer. Na praça, no centro da cidade, sempre fica muita gente adulta, e se a criança está sozinha o adulto abusador oferece picolé, bala e leva a criança. Não tenha medo de ser chamado de chato, enjoado pelos filhos. É para protegê-los”.
Ela disse, ainda, que as pessoas precisam perder o medo de denunciar quando perceberem os abusos. As denúncias podem ser feitas pelo telefone e as chamadas não são identificadas. Para o disque denúncia nacional, dique 100. Já em Manhumirim ligue para o Conselho Tutelar 3341 3830 ou para o CREAS 3341 2049. Um número 0800 está sendo providenciado e será divulgado assim que estiver disponível.
A Semana de Enfrentamento à violência sexual contra a criança e o adolescente está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceira com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Tutelar, CRAS, CREAS e Patronato Agrícola Santa Maria. Encerrando a programação, alunos do Patronato vão apresentar peça teatral nos dias 17 e 18 de maio quando também acontecem palestras no Salão de Eventos do Seminário Apostólico Pio XI, durante todo o dia.
http://www.fn10.com.br/10-maneiras-de-identificar-possiveis-sinais-de-abuso-sexual-infanto-juvenil/