Diretoria do Abrigo São Vicente de Paulo se reuniu com vereadores por parceira em prol dos idosos
Na noite de quarta-feira (10/02), às 19 horas, os vereadores de Manhumirim atenderam convite da diretoria do Abrigo São Vicente de Paulo e participaram de uma reunião em sua sede. O objetivo foi buscar alternativas para auxiliar a entidade que passa por dificuldades e precisa fazer investimentos em suas instalações para dar mais conforto e melhor atendimento aos idosos. Com mais de 50 internos atendidos permanentemente, é preciso construir mais quartos e conseguir recursos para investir em melhorias no imóvel.
Da Câmara foram o presidente Mário Junior, a secretária Juliana Ananias, os vereadores Xandinho, Lequinho da Van, Sandro Ribeiro, Benísio Enfermeiro, Sargento Edgard e Rodrigo Soares. Conversaram com os vereadores Emílio Reinaldo, presidente do Abrigo, Josué Gomes dos Santos, advogado que presta assessoria jurídica à entidade e funcionários.
As sugestões
O advogado Josué sugeriu que os vereadores façam adaptações na legislação municipal para tornar possível a destinação de mais recurso para o Abrigo e que “é também dever do poder público cuidar dos idosos e o Abrigo auxilia e pode ser ajudado através das leis”. O presidente da Câmara Mário Junior disse que a Câmara vai estudar a possibilidade e fará o que for possível.
O funcionário Carlinhos disse que a entidade até possui um convênio com o Município, mas o valor é muito pequeno, sendo que até o ano passado era de 4mil 600 por mês e agora passou a ser cerca de 7 mil e 500. “Contamos com 70 % do salário mínimo de cada idoso, mas nem todos têm e há uns 8 nestas condições que são atendidos de forma igual aos demais. Os outros 30% são para uso pessoal deles”. E completou que a Campanha do Quilo, realizada há mais de 50 anos tem salvado a entidade muitas vezes, com ajuda preciosa.
O vereador Sandro Ribeiro falou sobre as ações que têm sido feitas ao longos dos anos para auxiliar, como a confecção de itens para o frio feitas por voluntárias e que certamente a comunidade está sempre disposta a colaborar.
O vereador Xandinho disse que é preciso falar com a sociedade sobre a realidade atual do Abrigo, pedir principalmente à comunidade católica que abrace a causa, chamar atenção de todos para um olhar mais atento para eles que têm trabalhado muito, mas sem que a população saiba das dificuldades. “Lá fora as pessoas acham que o Abrigo não precisa de nada porque é muito ajudado e os idosos têm os salários para pagar tudo e não é assim”, destacou o vereador. Ele lembrou que a população de Manhumirim é muito solidária, sempre ajuda e o Município, apesar de pequeno, tem associações filantrópicas em diversas áreas, mas precisa saber da situação.
O presidente da Câmara Mário Junior pediu que a diretoria envie por escrito à Câmara quais são as demandas para que os vereadores possam também solicitar verbas no Estado e Governo Federal através de deputados, destinadas para o que realmente precisa. E defendeu que “as instituições precisam se mostrar mais, chamar atenção da sociedade”. Segundo foi informado pela diretoria do Abrigo, eles estão com os documentos em dia e aptos a receberem emendas parlamentares, caso os vereadores queiram solicitar a seus representantes.
O advogado Josué disse que realmente quando chega uma verba de emenda de deputados pode acontecer da entidade precisar de fazer obras na sede e a verba vir para custeio de despesas, o que segundo ele é de grande ajuda sim, mas também é importante vir com destinação para o mais urgente no momento.
O presidente do Abrigo agradeceu a presença e a parceria dos vereadores e disse que a reunião foi muito positiva para propor ideias que possam ser colocadas em prática.
O presidente da Câmara Mário Junior disse que a visita foi importante para os vereadores conhecerem a diretoria, estreitar os laços e a Câmara está aberta para receber todas as entidades municipais ou ir até elas para conhecer de perto a realidade de cada uma.