É preciso que todos usem máscaras
Em Manhumirim o uso de máscaras é obrigatório para toda a população. Principalmente os comerciantes precisam ficar atentos, porque se os funcionários atenderem sem máscaras, o estabelecimento pode ter seu alvará de funcionamento suspenso por tempo indeterminado.
A medida tomada pelo Prefeito Carlos Alberto Gonçalves através do Decreto nº365 é necessária diante da teimosia de algumas pessoas em não tomar os devidos cuidados e também pela preocupação com o grande número de pessoas circulando pelas ruas da cidade.
Os vereadores têm falado sobre isto na Câmara e nas sessões da Câmara que acontecem sem o público, mas transmitidas ao vivo, elas estão sendo utilizadas. O vereador Mário Junior reforçou o pedido na última reunião e disse que vai continuar a ajudar nesta campanha.
Tem gente que usa a máscara fora do lugar ou descarta no chão da cidade
Um problema sério é o fato de pessoas usarem a máscara fora do posicionamento correto. Algumas usam no queixo, outras com o nariz para fora e tem até quem as pendure em uma das orelhas. Quem pratica esportes pelas ruas acha que não tem que usar. Parece que não entenderam que estão se protegendo assim como a outras pessoas inclusive suas famílias.
Outra questão igualmente séria é a maneira de descartar as máscaras. Jogar no chão das ruas da cidade ou chegar em casa e jogar em qualquer lugar pode contaminar as outras pessoas, principalmente crianças que podem pegar a máscara. O correto, no caso das descartáveis, é por em um saco plástico e jogar no lixo comum. Já as de tecido podem ser desinfetadas com água e um pouco de água sanitária por uns 20 minutos, lavadas e reutilizadas depois.