Em entrevista ao Programa Show da Manhã a Mesa Diretora da Câmara falou sobre este início de trabalho
Presidente Mário Junior, vice-presidente Dedé Motoboy e secretária Juliana Ananias em entrevista com Geraldo Junior.
Na manhã desta sexta-feira (16/04) a Mesa Diretora da Câmara participou do Programa Show da Manhã de Geraldo Junior na Rádio Manhumirim AM para falar sobre os primeiros meses de trabalho no Município. Foram entrevistados o presidente Mário Junior, o vice-presidente Dedé Motoboy e a secretária da Mesa Diretora, vereadora Juliana Ananias.
Eles têm, assim como os demais vereadores, a missão de cuidar das leis municipais, fiscalizar a Prefeitura e representar a população em suas reivindicações encaminhando para os setores responsáveis por atendê-las. Durante a entrevista, transmitida simultaneamente pelas redes sociais, as pessoas fizeram perguntas ao vivo.
As primeiras ações da Câmara
A vereadora Juliana disse que neste primeiro momento sabe que a administração municipal está no período de adaptação, com muitos problemas a serem resolvidos, por isto sente que é o que chamou de “Montanha Russa”, realizações, muitas cobranças, mas grande vontade de colaborar com o Município.
O vice-presidente Dedé Motoboy, em seu segundo mandato, afirmou que uma legislatura é diferente da outra e destacou que a Câmara está fazendo seu papel cobrando ações, indo nos locais, inclusive na zona rural, para ouvir os moradores.
O presidente Mário Junior, também no segundo mandato, disse que ser presidente tem sido uma experiência nova, desafiadora, mas muito interessante. “A Câmara começou em fevereiro, isto representa apenas dois meses e meio, mas temos debatido vários assuntos e neste início de ano na Câmara realizamos um Seminário Legislativo em que os servidores apresentaram aos vereadores cada área de trabalho e dia 29 vamos dar sequência com o estudo do SAPL, Sistema de Apoio ao Processo Legislativo que vai possibilitar maior interação da população no acompanhamento dos projetos em tramitação e os trabalhos em geral. Promovemos diálogo com setores da Prefeitura na busca de soluções e temos muito a somar ainda”, afirmou.
Lâmpadas queimadas pela cidade
Um assunto da entrevista veio da população que é a necessidade de troca de lâmpadas pelas ruas da cidade. O vice-presidente Dedé Motoboy elogiou o esforço da Secretaria de Obras que já trocou várias, mas ainda falta muito e a vereadora Juliana Ananias contou que o secretário de Obras Sérgio Cardoso disse que a troca tem sido feita por bairro e todos serão atendidos.
Como viabilizar o trabalho em tempo de Pandemia
O presidente Mário Junior explicou que a Câmara regulamentou as reuniões remotas e não deixou de cumprir seus compromissos, inclusive as comissões também têm se reunido pela internet, além de outras medidas sanitárias. Como ele disse, “o Município não pára e a Câmara está com os trabalhos em dia”. Perguntado se o prefeito Sérgio Borel vai à Câmara falar sobre o Município ele disse que deve acontecer em breve, tão logo passe este momento da Onda Roxa em relação à COVID-19.
A falta de certidões negativas do Município
Geraldo Junior perguntou o que acontece se o Município estiver sem as certidões negativas e o presidente esclareceu que a cidade deixa de receber recursos, como o Fundo de Participação do Município, o FPM, também emendas parlamentares. Mário explicou que o problema não começou na atual administração e o prefeito Sérgio está buscando regularizar, mas só não tem como ser na rapidez que as pessoas querem, por isto há muitos pedidos e cobranças da população. “Fizemos requerimento solicitando informações detalhadas sobre estas certidões”, explicou.
Estradas rurais e calçamentos de ruas
O vice-presidente Dedé Motoboy falou sobre um pedido recorrente da população que os vereadores têm solicitado que é dar manutenção nas estradas rurais. “Sei que não é fácil nem rápido fazer porque nossa zona rural é muito grande, mas temos cobrado muito porque a zona rural é importante principalmente por causa do café que precisa do escoamento da produção, base de nossa economia. Outra solicitação constante dos munícipes são os calçamentos em trechos que ainda faltam”, relatou o vereador que tem contato direto com os cidadãos pelas ruas da cidade.
A produção da Câmara
O presidente Mário Junior disse que a Casa está com um trabalho efetivo, todos os vereadores envolvidos seriamente, procurando fazer as indicações dentro da realidade e listou que foram feitos e aprovados 27 requerimentos com pedidos de informações, 77 indicações aprovadas com solicitações às secretarias de melhorias diversas, nove ofícios, sete projetos de lei, sendo 6 leis aprovadas. “Penso que as pessoas podiam participar mais e nos ajudar dando suas opiniões nos projetos”, concluiu Mário.
Infelizmente o tempo da entrevista terminou, mas outra será feita com outros temas. “Convido vocês a voltarem em outro dia porque ainda há muito o que dizer para os ouvintes”, disse Geraldo Junior. Convite aceito.