Emater enviou relatório de atividades à Câmara
Na sessão da Câmara de quarta-feira (20), às 19h30, a secretária da Mesa Diretora Juliana Ananias leu para os vereadores o texto de encaminhamento do Relatório Anual de Ações de Assistência Técnica e Extensão Rural, com a descrição dos trabalhos desenvolvidos em 2021 e os resultados alcançados. O relatório está à disposição dos vereadores para ser estudado.
A empresa destacou a importância que a colaboração dos poderes Executivo e Legislativo municipais tem, não só firmando o convênio, mas acompanhando e interagindo com o trabalho junto aos agricultores e demais beneficiários.
Alguns números do Município
Em Manhumirim a principal atividade ainda é a cafeicultura, o café arábica sequeiro, que de acordo com o relatório teve uma produção anual de 124.800 sacas, sendo 1890 agricultores familiares e 20 não familiares.
Em segundo vem a produção de milho e feijão, com quase 400 agricultores familiares e cerca de 15 não familiares.
O Município também produz, em menor escala produtos através do cultivo do Eucalipto, apicultura, bovinocultura de corte e de leite.
A área de atuação da EMATER
Segundo o relatório a EMATER atende 805 municípios mineiros, tento 308.779 clientes, representando 94% de cobertura do Estado, atuando na bovinocultura e outras criações, cafeicultura e outras culturas, hortaliças e frutas.
A empresa também tem atividades não agrícolas, fomentando a economia, como agroindústria, artesanato e turismo rural.
Ainda de acordo com o relatório são desenvolvidos projetos de segurança hídrica e sustentabilidade ambiental, com foco na educação ambiental para preservação dos recursos naturais.
Outro trabalho citado é o incentivo à produção orgânica com certificado, fomentando a agroecologia, inclusive ampliando o acesso dos agricultores familiares ao PRONAF Agroecologia, que é o financiamento para agricultores e produtores rurais (pessoas físicas) para investimento em sistemas de produção agroecológicos ou orgânicos.
Dentro do quesito inclusão produtiva, o relatório diz que a Emater se predispõe a tomar medidas de combate e erradicação da pobreza, condição que tem atingido até mesmo o meio rural, que necessita de políticas públicas que ajudem o acesso à alimentação, saúde, educação, transporte e moradia.
Manhumirim participa destas áreas e também recebe o ICMS Solidário.