Enfermeira Mayra convidou para audiência pública da Saúde na tribuna da Câmara
Representando a Secretaria Municipal de Saúde, a enfermeira Mayra convidou para a audiência e quais assuntos serão tratados.
Na sessão da Câmara, na noite de quinta-feira, 16 de novembro, a enfermeira e funcionária da Secretaria Municipal de Saúde Mayra Magalhães falou aos vereadores sobre a audiência pública no Poliesportivo Público Nolasco que está marcada para sexta-feira, dia 24, às 9 horas. Ela disse que nesta audiência pública será mostrada a real situação da Saúde no Município. Também estão previstos na pauta assuntos que têm dado polêmica, como a maternidade de Manhumirim que fechou, o pronto-atendimento, exames e medicamentos. Mayra falou sobre isto: “Todos os assuntos são de interesse público e dos senhores, representantes do povo e temos o dever de estarmos juntos nesta reunião, para o entendimento das dificuldades, ou seja, o que está dificultando oferecer como gostaríamos, os benefícios e direitos para a população. ”
Ela contou que foram convidadas autoridades de várias instâncias da Saúde, inclusive a Diretoria Regional que tem sede em Manhumirim, servidores, conselhos de saúde, câmaras, prefeituras de 34 cidades da região: “Estamos buscando integrar as cidades em prol da Saúde porque o problema é de todos”, disse Mayra. E lembrou que outras cidades utilizam os serviços em Manhumirim e têm interesse direto nesta audiência. Estão sendo esperados deputados estaduais e federais que poderão saber das demandas e ajudar em melhorias e recursos para nossa cidade e região. “Temos interesse em reabrir a maternidade, mas não depende só de uma Secretaria, de um governo, porque atendemos outras cidades e temos que unir forças. O que mais nos toca é saber que temos uma cidade com estrutura, bons profissionais, qualidade de Saúde superior às cidades vizinhas. Muitas cidades da região usam nosso hospital.”
Vereadores pediram para audiências acontecerem aos sábados
Os vereadores Xandinho e Mário Junior consideraram a audiência importante e disseram que o ideal seria ela acontecer no sábado, porque na sexta-feira de manhã, pessoas que não trabalham na Prefeitura não serão dispensadas, portanto não poderão ir. Já a vereadora Ana Paula Destro acha que é preciso ter uma reunião exclusiva para prestar contas da Secretaria de Saúde à Câmara: “Sei da competência da Mayra, uma excelente funcionária, mas acho que quem tinha que vir aqui falar na Câmara é o secretário de Saúde. Tem a Lei Complementar nº 141 que fala em seu artigo 36, inciso 5, que o gestor do SUS apresentará no final de maio, setembro e fevereiro, audiência pública na casa legislativa. E não foi feita nenhuma na Câmara até agora. Não adianta chamar 34 cidades da região e não ter a participação da cidade, para dar direito de voz às pessoas.” A vereadora deu sua opinião dizendo que devia ser feita reunião com a cidade exclusivamente para prestar contas e depois fazer outra com os demais assuntos e participação das cidades.
“Todos os assuntos são de interesse público e dos senhores, representantes do povo e temos o dever de estarmos juntos nesta reunião, para o entendimento das dificuldades, ou seja, o que está dificultando oferecer como gostaríamos, os benefícios e direitos para a população. ”
Vereador Xandinho solicitou que as audiências sejam sempre aos sábados para que todos possam ir.
A vereadora Ana Paula Destro deu sua opinião dizendo que devia ser feita reunião com a cidade exclusivamente para prestar contas e depois fazer outra com os demais assuntos e participação das demais cidades.
Vereador Mário Junior também defendeu que todas as audiências sejam aos sábados: "Pessoas que não trabalham na Prefeitura não serão dispensadas, portanto não poderão ir."