Entidades se reuniram em Manhumirim sobre Mineração

por Assessoria de Comunicação publicado 17/06/2021 12h10, última modificação 17/06/2021 12h12
Comissão Municipal foi formada.
Entidades se reuniram em Manhumirim sobre Mineração

Presidente da Câmara Mário Junior e a bióloga Célia Márcia.

Na noite desta quarta-feira (16/06) aconteceu uma reunião na sede da Escola Carolina Júlia Pereira em Manhumirim para falar sobre os impactos que a mineração pode gerar na região do Caparaó, que abrange cerca de 26 municípios.

A reunião foi organizada pelo presidente da Câmara Mário Junior e contou com a presença dos vereadores Dedé Motoboy (vice-presidente da Câmara), Juliana Ananias (secretária), Sandro Ribeiro (presidente da Comissão de Meio Ambiente) Lequinho da Van (membro), Darci Braga e Sargento Edgar. Participaram integrantes da Prefeitura, Codema, Emater, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação, Defesa Civil do Município e representante da Comunidade da Limeira.

O presidente da Câmara, que também integra o CODEMA, falou aos presentes sobre a necessidade de estudar o assunto que envolve a preocupação com o meio ambiente, impactos sociais e as consequências para os proprietários rurais e a população.

Falou sobre os aspectos das atividades das mineradoras Célia Márcia Paulino Gomes, bióloga, que coordena o Núcleo Municipal de Enfrentamento à Mineração (Simonésia). Ela alerta que a exploração da bauxita, por exemplo, é em topos de morros e pode prejudicar o abastecimento de água das cidades.

A reunião teve número limitado de convidados diante da pandemia de coronavírus, mas outras devem acontecer com a comunidade local assim que possível. Foi formada uma comissão municipal para interagir com a regional e continuar a tratar do assunto.

Reunião sobre mineração 16 junho 2021 1

Reunião sobre mineração 16 junho 2021 2

Reunião sobre mineração 16 junho 2021 4

Reunião sobre mineração 16 junho 2021 3