Historiador , escritor e professor recebe Honra ao Mérito na Câmara
Em sessão ordinária da Câmara o vereador Sérgio Borel entregou a Nicodemo Valim de Sena o Diploma de Honra ao Mérito, aprovado por unanimidade através de resolução legislativa de autoria do vereador.
O homenageado nasceu em Manhumirim e morou na cidade até os 21 anos, no Bairro Vila Rica. Estudou na Escola Municipal Carolina Júlio Pereira, depois na Escola Estadual, atualmente Escola Professor José Venâncio Ferreira e fez curso técnico em Contabilidade na Escola Doutora Maria da Conceição de Oliveira Ribeiro.
Cursou História na Universidade Federal do Espírito Santo, onde fez Mestrado e em 2018 foi aprovado no Doutorado em História, também na UFES. Atualmente ele é professor no município de Serra e também na UFES, onde no primeiro semestre de 2019 ministrou a disciplina História dos Partidos Políticos no Brasil. Ele também coordena junto à Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo um projeto de educação patrimonial relacionado ao desenvolvimento do turismo em Iúna, ES. Nicodemo também faz parte da equipe editorial da Revista Vox, da Faculdade de Direito de Reduto, FADILESTE.
É autor do livro “Estação da Memória: Manhumirim e Alto Jequitibá no tempo da ferrovia”, lançado em 2014, onde ele desenvolveu um trabalho de história oral colhendo relatos de antigos moradores de Manhumirim, sobre a ferrovia Leopoldina Railway, desativada em 1970. Em 2016 sua dissertação de conclusão do Mestrado se transformou no seu segundo livro, denominado 38 D.C. Conflito Etnorreligioso na Alexandria Romana, que já está em 2ª edição.
Nicodemo agradeceu na Tribuna a Deus, a família e aos vereadores, em especial Sérgio Borel, autor da resolução. Ele destacou que há jovens que precisam sair para outros municípios por falta de oportunidade e acabam levando o nome de Manhumirim. Ele defendeu a escola pública: “Nós temos que valorizar a escola pública para que ela seja de qualidade” e como historiador destacou a perda de Padre Demerval Alves Botelho e Fabrício Emerick, também historiadores que faleceram.