Indicação do presidente Sérgio Borel pede limpeza de córrego no Bairro Morada Nova

por Assessoria de Comunicação publicado 02/02/2018 20h45, última modificação 02/02/2018 20h58
Mau cheiro por causa do esgoto, insetos e agressão ao meio ambiente incomodam moradores
Indicação do presidente Sérgio Borel pede limpeza de córrego no Bairro Morada Nova

Presidente Sérgio Borel: procurado por moradores do Morada Nova, levou o problema à reunião da Câmara.

O presidente da Câmara Sérgio Borel apresentou indicação na primeira reunião do ano na Câmara, na quinta-feira, 1º de fevereiro e pediu urgência na impeza do córrego que fica passa atrás da Rua Tulipa e adjacências, no Bairro Morada Nova. Na indicação ele explica que o córrego está represado devido à grande quantidade de esgoto doméstico acumulado e quando chove o córrego transborda, alagando os quintais.  A indicação diz, ainda, que há muitos insetos no local que exala mal cheiro e provoca impacto na paisagem e no meio ambiente. Sérgio Borel mostrou abaixo-assinado dos moradores com quase 100 assinaturas.

Ele defendeu a necessidade de ser tomada providência: “Estive no bairro e vi que a situação daquele córrego com acúmulo de esgoto é muito séria, questão de saúde pública. Peço em nome da comunidade, dos moradores, porque eles me disseram que se for preciso vão ter que procurar o Ministério Público. Quero deixar bem claro que não quero que atendam o pedido por mim, pelo vereador Sérgio, mas pelos moradores. Estou usando meu cargo de vereador porque sou pago para isto, fui eleito para isto.” 

O presidente Sérgio Borel lembrou que os moradores estavam ouvindo a transmissão da reunião pela Rádio e por isto sabem que ele está fazendo sua parte como vereador:  “Nosso papel é legislar e fiscalizar, mas este tipo de ação é de competência da Prefeitura. Já foram tiradas fotos do local. No domingo as famílias nem têm prazer de se reunir para almoçar por causa do mau cheiro.  E quando chove alaga os quintais. Lá tinham minas, poços artesianos e com a chuva atualmente vêm para os quintais esgotos com acúmulo de fezes alagando o local.”

O vereador Benísio Enfermeiro disse que faz parte do Conselho de Desenvolvimento Ambiental, o CODEMA e que para agir era preciso liberação do Conselho e também de Ubá: “Não podia mexer sem autorização dos órgãos ambientais. Fiquei sabendo que a liberação já está na Prefeitura e na semana que vem eles vão começar a resolver o problema”, afirmou.

O presidente Sérgio Borel agradeceu pela notícia e disse estar feliz pelos moradores, mas completou: “Só acho que aterros de pessoas com recursos são feitos rapidamente sem problemas, mas intervenções para as comunidades demoram. Faço este apelo mais uma vez.” A indicação foi aprovada pelos demais vereadores.

Benísio 1 fev 2018    Vereador Benísio Enfermeiro disse que autorização de órgãos ambientais está na Prefeitura e Prefeitura começa a resolver na semana que vem.