Indicação pede ações educativas e preventivas para combate à COVID-19
O vereador Alexsandro Lemos solicitou à Secretaria de Saúde, através de indicação, que sejam disponibilizados profissionais para retomar com as barreiras sanitárias nas entradas do Município, cabines sanitárias com água e sabão líquido e fiscalização com pessoal da Saúde no centro da cidade, local com maior aglomeração.
O vereador citou os dados do número de contaminação pelo coronavírus no Brasil, Estado de Minas Gerais e no Município. “O vírus, como todos já sabem, é de fácil contágio e disseminação e é preciso reforçar as ações planejadas de prevenção à doença. O Município recebeu verba no início da pandemia e medidas foram implementadas e na minha opinião devem ser mantidas e remanejadas, como as cabines em pontos estratégicos”, afirmou o vereador.
Ele citou a Lei 13.486 do Código de Defesa de Consumidor da Proteção à Saúde e Segurança que torna obrigatória a higienização de equipamentos fornecidos ao consumidor, como carrinhos e cestos.
“Chamo atenção para a necessidade de especificação no Portal da Transparência do Município dos gastos com a COVID-19. E a extensão dos horários do PSF noturno, porque o pronto-socorro municipal não suporta a demanda de casos da pandemia, para agilizar o atendimento e aliviar o Hospital Padre Júlio Maria nos casos menos graves. Também sugiro parceria entre a Vigilância Sanitária e o comércio que funciona após às 19 horas, porque o vírus não tem horário e todos precisam trabalhar e garantir o sustento”, disse o vereador.