Indicação pede canalização de água da APAC até o córrego
Como medida de prevenção contra problemas maiores, o vereador Sandro Ribeiro pediu ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), a canalização do efluente líquido que sai já tratado da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Biodigestora da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Manhumirim, APAC. A indicação do vereador foi aprovada na última reunião da Câmara de quinta-feira, 25 de fevereiro.
Entendendo o pedido da indicação
A APAC possui sua estação própria de tratamento de esgoto e descarta a água que sai desta ETE já limpa, sem contaminação. Mas esta água está sendo jogada no próprio terreno da Associação e está gerando um risco de desmoronamento do muro, comprometendo a segurança do seu Centro de Reintegração Social. Como o líquido não é contaminante e pode ser jogado no Córrego, a direção da Apac e moradores vizinhos pedem sua canalização até chegar nele.
“Mediante visita na APAC, estou sempre lá como voluntário, recebi este ofício e pude constatar, lembrando que já são atendidos 48 detentos e há esta importante ETE. Não é água de esgoto e sim água já tratada”, explicou o vereador Sandro.
Ele adiantou que conversou com o diretor do SAAE que já esteve na Associação e explicou que como a APAC não atende só Manhumirim e serão necessárias 50 varas de canos, a ideia é buscar parceria com os outros municípios para ajudarem no pagamento do material.
“A mão de obra já tem. Não podemos deixar esta água encharcando o barranco porque vai dar sérios problemas”, defendeu o vereador.