Indicação pede intensa divulgação dos serviços para pacientes com câncer e transtornos mentais
A vereadora Juliana Ananias é autora da indicação que pede à Secretaria de Saúde ampla divulgação dos serviços de apoio aos pacientes com transtornos mentais e ampla divulgação dos exames preventivos e cuidados com a saúde das pessoas com câncer.
“É importante esta divulgação. Fiquei feliz com a vinda aqui da carreta da Fundação Cristiano Varella, indicação feita há um tempo, com exames para as mulheres. Que as campanhas não fiquem somente sobre as mamas em outubro e a de próstata em novembro, porque há muitos casos de câncer no Município, como útero e pulmão e estamos perdendo até jovens. Por isto é importante dizer às pessoas como é feita a prevenção, quando procurar o médico, porque quando descoberto na fase inicial há grande chance de cura, e o número de casos está aumentando”, falou na Câmara a vereadora no momento da apresentação da indicação.
Ela também falou sobre este momento do pós-pandemia com aumento do número de pessoas com transtornos mentais. “É uma doença difícil de ser compreendida, silenciosa, porque é a dor da alma, não pode ser vista olhando a pessoa e mesmo quem convive com alguém que pode estar com depressão pode não perceber. E não é só a depressão, tem o transtorno bipolar, ansiedade, pânico, por isto é necessário a Secretaria de Saúde dizer quais são os médicos psiquiatras, quando e como a população pode ser atendida, o que fazer”, defendeu.