Indicação pede providências para paisagismo no Município
O presidente da Câmara Mário Junior indicou às Secretarias de Obras e de Agricultura e Meio Ambiente, o estudo para destinar um local exclusivo para criação de um viveiro destinado a cultivar plantas ornamentais e árvores a serem plantadas nas diversas áreas da cidade.
Na indicação ele também pede que o Município contrate um profissional em paisagismo para elaboração de estudos e execução de projetos das áreas destinadas ao plantio, com espécies adequadas a cada ambiente.
O documento pede, ainda, ser feita uma cartilha e disponibilizada nos meios eletrônicos para orientar os moradores sobre quais espécies de árvores urbanas são adequadas ao plantio.
“Nossa praças e canteiros precisam de cuidados, ter um visual mais bonito, mas também com espécies adequadas a cada ambiente. Os moradores plantam, isto é muito bom, mas será que aquela árvores tem tamanho adequado e as raízes depois não vão prejudicar encanamentos, fios de energia elétrica, o calçamento, a fundação das casas?”, disse o vereador.
Viveiro de Mudas e contrato com profissional de paisagismo
Mário também sugeriu a criação de um viveiro de mudas para abastecer sempre o Município nos cuidados com os canteiros, sendo mais econômico e contratar um paisagista, um profissional capacitado para orientar para a arborização e os plantios nos canteiros.
“Um exemplo simples é o canteiro do Banco do Brasil que ficou muito bonito. Um espaço pequeno, mas que já mudou o visual no centro da cidade. Mas foi feito por um profissional da área. Temos que contratar um paisagista, lembrando que já pedimos aqui a arborização da cidade e penso que o custo não é tão alto que impeça ser feito”, lembrou o vereador.