Indicação sugere a construção de decantador de água para Usina Padre Júlio Maria

por Assessoria de Comunicação publicado 24/05/2021 08h35, última modificação 24/05/2021 08h38
Medida pode economizar energia, defendeu o vereador Xandinho.
Indicação sugere a construção de decantador de água para Usina Padre Júlio Maria

Vereadores Xandinho, Mário Junior e Dedé Motoboy.

A Usina Padre Júlio Maria fica no Bairro Santo Antônio e foi tema de indicação de autoria dos vereadores Xandinho, Mário Junior e Dedé Motoboy, aprovada no Plenário Oswaldo Frossard. Os vereadores solicitaram ao SAAE o estudo da possibilidade de construir nesta usina um decantador de água, que separa os resíduos sólidos acumulados em líquido, através da gravidade. Os sólidos, como por exemplo o lodo, ficam no fundo do decantador e acabam sendo removidos.

O vereador Xandinho falou sobre a indicação e defendeu uma pré-limpeza da água quando é captada e depois bombeada para a estação de tratamento, porque o acúmulo de areia e sujeira desgasta com mais rapidez os equipamentos, como bombas e encanamentos. 

“A água no período de chuvas chega muito suja, é bombeada para a Usina Cantamissa e a gente vê que o desperdício de água é muito grande. Passando por esta decantação a bomba vai poder levar uma água mais leve, mais limpa lá para cima, em maior quantidade, gastando menos luz, estragando menos a bomba, disse o vereador.

E sugeriu também, fazer um depósito para decantação na captação de água do Córrego Ventania.