Indicação sugere aproveitar entulhos de obras nas estradas rurais e retirar mato no contorno
O vereador Mário Junior pediu por escrito, através de indicação aprovada na Câmara, que os entulhos das obras sejam usados em áreas críticas das estradas na zona rural. Ele sugeriu que os entulhos recolhidos pela cidade sejam separados, armazenados e poderiam ser pedidos a proprietários de marmoraria, por exemplo. “Após as enchentes muito entulhos de obras foram tirados das ruas e tinham que ser aproveitados para isto”, defendeu.
O vereador João da Casa Franco, que já trabalhou na Secretaria de Obras e tem experiência em cuidar de estradas disse que realmente o entulho de obra é muito importante; “Para mim é como se fosse um filé, mas é preciso antes retirar o barro do local com as máquinas, jogar o entulho, depois o cascalho e tem lugar nas estradas onde é preciso fazer um sistema de drenagem. A retro corta a estrada, instala um bambu ou um cano de plástico para que a água seja drenada”, explicou.
O vereador Xandinho lembrou que a Câmara no passado já aprovou lei que permite parceria do Município com proprietários de terras para arrumar as estradas rurais: “Já tem a lei que permite parceria com os moradores para que a Prefeitura forneça o caminhão, pague hora-extra ao funcionário e o proprietário dê o óleo diesel, por exemplo. Se isto for feito para todos igualmente, não seremos contra”, disse o vereador.
O vereador Roberto Bob recordou que o projeto foi enviado à Câmara pela Prefeitura na época por indicação dele e do vereador Sérgio Borel.
Outro pedido feito na indicação do vereador Mário Junior é o corte do mato na área do contorno, onde muitas pessoas praticam esportes. “Nessa época de Coronavírus é aconselhável que as pessoas façam exercícios em ambientes abertos ao ar livre, desde que tenham costume de se exercitar, porque se nunca o fizeram, não têm condicionamento físico e pode baixar a imunidade”, explicou o vereador, que é professor de Educação Física.