Instituto Terra doa mudas para reflorestamento no Córrego do Pirapetinga
O vereador Benísio Enfermeiro entrou em contato com o Instituto Terra, em Aimorés, e pediu ajuda para reflorestar uma área com nascentes perto do Campo dos Gracianos e da Usina de Triagem São Francisco de Assis. É uma Área de Proteção Permanente (APP), que pertence ao Município. E conseguiu. São 2.738 mudas já com um metro ou mais para pôr em prática um projeto que o vereador quer executar e que foi tema de indicação de sua autoria, aprovada na reunião da Câmara dia 27 de abril.
Segundo o vereador as mudas podem ser retiradas no Instituto Terra na manhã do dia 12 de maio. Como a Prefeitura está apoiando, o vereador enviou ofício ao chefe do transporte da Prefeitura Sérgio Batista Cardoso e ele já disponibilizou o caminhão para trazer as mudas.
O que diz a indicação
Durante a reunião da Câmara dia 27 de abril, o vereador Benísio apresentou a indicação e disse aos demais vereadores que já estava elaborando um projeto com ajuda do presidente do CODEMA, Frances Ley Melo, e fazendo levantamento com mapeamento da área. Ele também contou que teve apoio imediato do secretário de Meio Ambiente Josimar Veiga e acertou com ele que faria a indicação oficializando o pedido sobre o reflorestamento. Como ele disse: “Este projeto vai demandar tempo e trabalho, campanha com a comunidade local, por isto conto com apoio dos demais vereadores”. Com a disponibilização das mudas pelo Instituto Terra, a execução ficou mais perto de sair do papel.
A situação desta Área de Proteção Ambiental e as nascentes
Como explicou o vereador, se for executado, este reflorestamento vai melhorar a qualidade de vida da comunidade do Campo dos Gracianos, que desde o ano de 2007 vem sofrendo por ser perto da Usina de Lixo. No texto da indicação ele explica: “Em janeiro de 2015 outro terreno de propriedade do município, do lado de fora da usina, passou a receber depósitos de lixo, entulho e outros materiais, jogados por proprietários de supermercados, tira-entulhos, prefeitura, dentre outros. O local a ser reflorestado é um terreno de 31.207 m² (3,12 hectare). Destes, 6.572 m² são de área úmida (brejo) com grande produção de água e mais de três nascentes espalhadas. Pelo cálculo de área drenada e sugerida para o reflorestamento, tem-se disponível 24.635 m² para reflorestar. Cabe nesta área o plantio de 2.738 mudas de árvores nativas, no espaçamento 3 x 3.” Quando falou sobre a necessidade deste reflorestamento, ele concluiu: “Vou precisar da ajuda da comunidade local, porque são eles que moram ali, têm amor ao local e condições de ajudar a tomar conta”.