Lido PL que pretende instituir o 12 de maio como Dia Municipal da Fibromialgia
Foi incluído na pauta da reunião da Câmara um novo projeto de lei de autoria do vereador Xandinho que objetiva criar em Manhumirim o Dia Municipal da Fibromialgia. A data escolhida é o dia 12 de maio e segundo o projeto este dia deve fazer parte do calendário oficial de comemorações do Município.
A fibromialgia caracteriza-se por dor crônica em vários pontos do corpo, especialmente nos tendões e nas articulações e muitas pessoas sofrem desta doença.
“Os municípios de nossa região toda estão criando este dia e quem tem a Fibromialgia sabe a dor que sente, são muito fortes, difícil ficar em uma fila e este projeto é muito importante”, disse o vereador Xandinho.
O projeto diz que as secretarias municipais devem ter uma programação com palestras, debates, aulas e seminários neste dia que ajudem a divulgar e conscientizar as pessoas a respeito da doença.
O texto também defende que os portadores de Fibromialgia têm que ter atendimento preferencial nos estabelecimentos e direito a estacionar em vagas já destinadas a idosos, gestantes ou deficientes. A identificação dos beneficiários será feita através de cartão e adesivo expedido pelo Poder Executivo Municipal, por meio de comprovação médica. O projeto agora vai passar pela assessoria jurídica da Câmara, pelas comissões permanentes e depois será votado.