Maçonaria comemora 100 anos de atuação em Manhumirim
A data da Fundação é dia 14 de julho de 1921, com 100 anos bem vividos. A Loja Maçônica Propter Humanitatem representa um capítulo importante da história de Manhumirim não só por congregar homens atuantes na sociedade, mas também por suas ações benéficas junto a instituições e vários setores do Município, com objetivo de praticar a bondade e a caridade em prol dos menos favorecidos. O nome, Propter Humanitatem, quer dizer “Em Prol da Humanidade”.
Um começo marcante, com personalidades marcantes
Contando um pouco da história, a maioria de seus fundadores veio da Loja Maçônica União de Manhuaçu e o primeiro venerável aqui foi o Senhor Trajano Lima, que foi o primeiro prefeito e presidente da Câmara de Manhumirim na ocasião da emancipação do Município em 16 de março de 1924.
E no decorrer da história cidadãos ilustres deixaram suas marcas na história da Loja, como os senhores Agenor Carlos Werner, Alfredo Lima, Walace Nolasco, Doutor Joaquim Cabral, Doutor Orbino Werner, Manoel Nunes da Rosa, Erval de Azevedo Mendes, e posteriormente vários outros, “irmãos” de Maçonaria.
Hoje a diretoria é formada pelo Venerável Mestre Wagner Jorge de Oliveira Cosendey, Primeiro Vigilante Romário dos Passos, Segundo Vigilante Nelson Nogueira dos Santos Júnior, Secretário Marcelo Ker Jaeger Gama, Tesoureiro Justino Marçal de Freitas, Chanceler Joanimar Batista Emerick e Orador Marco Antônio Silva Ruella.
O trabalho da Loja Propter Humanitatem com jovens
A Loja Maçônica Propter Humanitatem fundou e patrocinou em Manhumirim o Capítulo DeMolay, que é uma organização que agrega jovens de 12 a 21 anos, atuando há quase 20 anos em Manhumirim, trabalho sendo reconhecido como um dos melhores capítulos DeMolays do Estado. Estes jovens seguem o lema da Propter Humanitatem apoiado em 7 virtudes que cada membro deve sempre levar consigo, que são: Amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. Os jovens são orientados por Maçons e trabalham sua autoestima, segurança e as técnicas para falar em público, além de serem incentivados ao trabalho social.
Em seus 100 anos de existência a Loja possui condecorações oferecidas pelo Grande Oriente do Brasil, poder central da maçonaria brasileira, em virtude de seus relevantes serviços prestados à Ordem e à sociedade. E a Câmara de Manhumirim, ao longo da história já lhe rendeu homenagens.