Manhumirim objetiva fazer parte de consórcio intermunicipal para destinação do lixo

por Assessoria de Comunicação publicado 16/10/2019 16h20, última modificação 16/10/2019 16h37
Vereadores podem ajudar com adequações na legislação municipal
Manhumirim objetiva fazer parte de consórcio intermunicipal para destinação do lixo

Representantes de Manhumirim e do CIMVALPI em reunião na cidade de Ponte Nova.

Nesta terça-feira (15/10) o prefeito em exercício Carlos Alberto Gonçalves, o atual secretário municipal de Meio Ambiente Rodrigo Silva Salazar e o vereador Benísio Enfermeiro (presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara) estiveram na cidade de Ponte Nova com representantes do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga – CIMVALPI para conversar sobre a adesão de Manhumirim a este consórcio.

“Nosso objetivo é resolver a questão do lixo que tem preocupado muito, sendo depositado em aterro em um sistema que não atende a legislação, além de incomodar os moradores do entorno e esta é uma saída viável, dentro da legalidade”, disse o secretário Rodrigo.

Ele explicou que se Manhumirim fizer parte deste consórcio os resíduos sólidos urbanos serão depositados em containers e a empresa responsável recolhe para destinação correta.

Rodrigo citou a importância do trabalho da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Aguapé que já consegue fazer a coleta do lixo seco na maioria dos bairros da cidade.

“Teremos que cumprir um processo paulatino de mudanças e vamos contar com os vereadores para as adequações na legislação municipal, além de fazermos uma campanha para conscientizar a população e pedir que ajudem separando o lixo em suas casas para a reciclagem”, explicou.

O presidente da Câmara Anderson Dedé recebeu um ofício do secretário solicitando uma reunião com os vereadores para explicar os detalhes, o que foi imediatamente atendido.  

Consórcio lixo